Startups do Sinapse conquistam 1º e 3º lugares do AIT Camp Suíça

Quarenta startups da Suíça, Brasil e Índia participaram da última etapa do programa AIT Camp, na Suíça, semana passada.  Os departamentos de Ciência e Tecnologia dos três países premiaram as startups de maior destaque e, na categoria brasileira, as sinápticas Revella e i9 Biotec conquistaram o 1º e 3º lugares.
A Revella, representada por Mateus Vieira Carlesso, atua na área de pesquisa e desenvolvimento com biotecnologia e está trabalhando em um revelador de patógenos. A i9 Biotec, representada por Maria de Lourdes Borba Magalhães, professora da Universidade do Estado de Santa Catarina, é voltada para o desenvolvimento de produtos biotecnológicos inovadores, incluindo kits de purificação de amostras de DNA, enzimas biotecnológicas e outros insumos.“Este resultado é de fato, uma consequência direta do esforço do Governo do Estado, da FAPESC e da Fundação CERTI,” disse a pesquisadora empreendedora, sobre a primeira fase do evento, em referência ao apoio que o Sinapse recebe de entidades como a FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina).
Além das duas vencedoras, outras duas empresas catarinenses ficaram entre as finalistas: N-Power e NanoVets, também contemplada no Sinapse da Inovação. O estado também foi representado pelo Diretor do Centro de Empreendedorismo Inovador da Fundação CERTI, Leandro Carioni, que participou como membro da banca de especialistas do AIT Camp (à direita na foto, ao lado de representantes das sinápticas Nanovets, Revella Tecnologia e i9 Biotec.
fapesc2
A edição atual do programa contou com 200 brasileiros inscritos. Destes, pesquisadores de 10 startups do Brasil, de diversas áreas de atuação como Nanotecnologia, Biotecnologia, Engenharia Biomédica e Energia, participaram do AIT Camp Rio, entre 03 e 07 de outubro, e do AIT Camp Suíça, de 28 de novembro a 02 de dezembro. Após um período de workshops e preparação das empresas para transformar suas pesquisas em negócios de sucesso no mercado, os empreendedores apresentaram seu pitch no evento final do programa, dia 02/12.
O programa é uma iniciativa da Secretaria de Educação, Pesquisa e Inovação da Suíça, da École Polytechnique Fédéral de Lausanne (EPFL), e foi organizado pela Swissnex Brazil, Venturelab e Swissnex India, com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).
Fonte: Site do Sinapse da Inovação e Coordenadoria de Comunicação da FAPESC

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support