Congresso discute diplomacia, cenário e política internacional

Questões e pesquisas relacionadas à diplomacia corporativa, migração, cultura, cenário e política internacional estarão em pauta durante o 6º Congresso de Relações Internacionais e a Semana de Iniciação Científica, que ocorrem entre os dias 21 e 26 de novembro, na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), nos campi Balneário Camboriú e Itajaí.
2016-11-18-congresso-ri
Haverá defesas públicas de trabalhos do curso de Relações Internacionais da Univali, palestras, debates e na sexta-feira e sábado (25 e 26), o Simulado das Nações Unidas (SAONU). O Simulado será na Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú, a atividade é gratuita com organização em parceria com os Centros Acadêmicos do curso de Relações Internacionais.
O coordenador do curso de Relações Internacionais da Univali, Jorge Hector Morella Junior, afirma que em virtude da expansão global dos mercados e do crescimento de fenômenos transfronteiriços, a área de relações internacionais vem ganhando projeção. “Momentos como estes são fundamentais para preparar os futuros profissionais a interagirem com este meio, a partir das perspectivas histórica, econômica, social, jurídica e política.  Além disso, assim podemos refletir coletivamente sobre novos diagnósticos internacionais”, defende.
Serão apresentados cases de projetos de extensão e de grupos de estudo e as palestras abordarão questões, como: Saber Hacer Colombia; mercado de trabalho nas exportações brasileiras de aves e suínos; dignidade da pessoa humana nos tribunais internacionais; perfil do profissional internacional intercultural e diplomacia corporativa; percepção sobre a vivência dos haitianos em Itajaí.
Cartilha sobre o imigrante haitiano
Durante o evento será pré-lançada uma cartilha que é resultado do projeto de pesquisa “Imigrante Haitiano na Região da AMFRI: aspectos socioeconômicos, indicadores de vulnerabilidade social e políticas públicas”, realizado pela Univali, com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).
Programação do evento e inscrições
Há atividades gratuitas e outras ao custo de R$10. A programação completa e as inscrições estão disponíveis em www.univali.br/eventos, na área Direito e Relações Internacionais.
Fonte: Coordenadoria de Marketing e Comunicação