FAPESC e Fundo Newton apoiarão três workshops de pesquisa em 2017

Com três workshops de pesquisa selecionados no programa Researcher Links, do Conselho Britânico, Santa Catarina foi o estado com maior número de propostas aprovadas, de um total de nove em todo o Brasil. Os temas aprovados são os mais variados: redes ferroviárias, fornecimento local de alimentos e sustentabilidade integrada. Cada workshop será apoiado pela FAPESC e pelo Fundo Newton com valores de R$85 mil a R$ 100 mil, como contrapartida aos valores oferecidos pelo British Council.
Os workshops deverão acontecer entre janeiro e agosto de 2017 e serão ministrados em inglês, com o objetivo de formar parcerias de pesquisa entre brasileiros e britânicos. O público-alvo das oficinas são pesquisadores com até dez anos de experiência. Cada instituição que sediará um workshop deverá selecionar até 40 participantes – sendo 20 de cada país – por meio de edital.

Workshop Social Technology Solutions to Postnatal Care in Brazil, realizado em março de 2015, foi selecionado na primeira chamada do Researcher Links.
Workshop Social Technology Solutions to Postnatal Care in Brazil, realizado em março de 2016, foi selecionado na primeira chamada do Researcher Links.

Contemplados em Santa Catarina
Os profs. Marin Marinov (Newcastle University) e Acires Dias (Universidade Federal de Santa Catarina) irão ministrar na UFSC Joinville o workshop de cinco dias “Como as ferrovias contribuem para melhorar a qualidade de vida?”.  A proposta é discutir o exemplo dos serviços de transporte ferroviário usados no Reino Unido, que podem auxiliar o desenvolvimento econômico e de bem-estar no Brasil, se houver transferência e aplicação da tecnologia já utilizada.
Também foi aprovado o workshop “Um caminho para a sustentabilidade global: modelo de logística de fornecimento de alimentos na sustentabilidade global”, proposto pelas pesquisadoras Usha Ramanathan (Nottingham Trent University) e Lilian Adriana Borges (UNIDAVI – Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí). O workshop irá explorar métodos inovadores para as logísticas de fornecimento de alimentos engajando gestores e sociedade, a fim de diminuir o desperdício causado pelo transporte a grandes distâncias. Outro ponto é impulsionar a economia e a empregabilidade locais.
A terceira proposta aprovada foi dos professors Diego Vazquez-Brust (Royal Holloway University of London) e Lucila Maria de Souza Campos (UFSC): “Indicadores e Métricas para gerenciamento de resíduos socialmente inclusivo: medição e relatório para sustentabilidade integrada em políticas e práticas”.  Os benefícios do workshop serão a criação de uma rede de pesquisa e a criação de uma agenda para discutir contextos específicos em gerenciamento de resíduos e eficiência de recursos (WM&RE, na sigla em inglês); a proposição de meios de aplicar esta agenda; e a identificação de indicadores inclusivos para melhorar os benefícios a pessoas de baixa renda.
Os workshops terão duração mínima de três dias. Na primeira chamada do Researcher Links no Brasil, em 2015, foram realizados 48 workshops apoiados por 12 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa, somando £ 750 mil. A FAPESC apoiou dois workshops selecionados por aquela chamada.
Fonte: Jéssica Trombini – Coordenadoria de Comunicação da FAPESC