FAPESC apoia workshop internacional da UDESC Joinville

Entre os dias 7 e 9 de novembro, a UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina), campus Joinville, realiza o II Workshop s-BrAXIN, evento científico na área de técnicas de imagem de raios-X. Com apoio da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) por meio do PROEVENTOS, o workshop é voltado às comunidades científica e industrial.
 

Processo de nanofabricação utilizado para geração novos dispositivos de imageamento de raios-X (divulgação s-BRAXIN)
Processo de nanofabricação utilizado para geração novos dispositivos de imageamento de raios-X (divulgação s-BRAXIN)

O evento tem como objetivo fortalecer e ampliar a rede s-BrAXIN (Research network between southern Brazil and Germany for the development and application of novel x-ray imaging methods), com a inclusão de novas instituições de pesquisa, indústrias de transformação e agentes governamentais. A primeira edição do evento, organizada pelo Instituto de Tecnologia de Karlsruhe – IMT/KIT, foi realizada em julho de 2016 na cidade de Karlsruhe-Alemanha. “O Workshop s-BRAXIN é uma oportunidade de interação entre universidades brasileiras e alemãs e empresas de Santa Catarina, visando a colaborações futuras de pesquisa e desenvolvimento tecnológico que promovam e elevem a qualidade de produtos industriais e a produção científica e tecnológica”, diz o professor Sérgio Henrique Pezzin, Coordenador do II Workshop s-BRAXIN.
A edição realizada pela UDESC contará com a participação de pesquisadores nacionais e internacionais, alunos e representantes de indústrias catarinenses. O evento tem característica multidisciplinar e multisetorial, oferecendo espaço para apresentação, discussão e divulgação das pesquisas e desenvolvimentos tecnológicos mais recentes na área de técnicas avançadas de caracterização por raios-X, de grande importância para as indústrias de plásticos reforçados, automobilística, aeronáutica, marinha, de petróleo e gás, de artigos esportivos e de geradores eólicos, incentivando a geração de conhecimentos, de parcerias e de produtos.
Um dos temas de discussão será a instalação do primeiro equipamento de caracterização por raios-X utilizando a técnica de interferometria Talbot na América Latina, que permite a geração de imagens 3D de alta resolução para monitoramento e caracterização de partes industriais. A programação do evento pode ser consultada neste link.
 
Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support