UNIPLAC realiza primeiro congresso internacional de educação

Acabou ontem, 19 de outubro, o I Congresso Internacional “penso onde sou”: conhecimentos pertinentes para a educação na América Latina (Edupala), realizado na UNIPLAC (Universidade do Planalto Catarinense), em Lages. O evento começou no dia 17 e contou com apoio da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) por meio do edital PROEVENTOS.

Palestrantes do segundo dia de evento e membros do PPGE (Foto: divulgação)

O evento foi promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIPLAC, em reflexão sobre os seus 10 anos de funcionamento, completados em 2015. “Completada a década avaliou-se que era chegado o momento de organizar um evento de maior porte, a fim de criar maior articulação e convergência entre as diferentes temáticas que vêm sendo pesquisadas no PPGE, por docentes, mestrandos e egressos, nos diferentes grupos de pesquisa que o Programa abriga”, explica a prof. Vanice dos Santos, coordenadora do evento e do PPGE.
O objetivo do Edupala foi promover debate qualificado entre educadores e interessados de áreas afins para fortalecer o pensamento educacional latino-americano. “O evento propôs o que poderíamos designar como uma ‘guinada continental’, trazendo para debate das temáticas tradicionais da área de Educação o desafio de conectar as discussões teóricas de base europeia com perspectivas latino-americanas, inovadoras e pertinentes aos contextos”, diz a professora.
Essa visão oferece suporte aos enfoques de desenvolvimento local, ao cuidado com o ambiente e o cultivo das tradições culturais, ao empoderamento das populações não hegemônicas e ao trabalho populações negras, indígenas, mulheres, trabalhos que focam as questões de gênero e também da educação do campo, da economia solidária, entre outras problemáticas com forte pertinência social. “Se pensarmos desde a Índia seremos obrigados a rever os pontos-chave da história, pois ela é sempre relativa. Pensar sobre os pressupostos que fundamentam formas de conceber e produzir conhecimentos científicos (e também métodos) implica pensar nas epistemologias presentes no modelo de universidade que por vezes dificultam a tarefa quando pesquisadores precisam compreender suas realidades locais”, completa.
O Edupala contou com 12 Grupos de Trabalho sobre as diferentes temáticas que predominam no PPGE. Os GTs foram coordenados por uma equipe de docentes do PPGE e de instituição parceira, egresso e mestrandos locais. As parcerias com 8 instituições foram construídas por meio de doutores que já atuaram no PPGE e migraram para outras instituições. A comissão organizadora do congresso decidiu que ele deverá ser reeditado a cada dois anos.

Fonte: Coordenadoria de comunicação da FAPESC