FAPESC auxilia evento sobre Patrimônio Cultural em Joinville

Nos dias 22 e 23 de setembro, a UNIVILLE (Universidade da Região de Joinville) sedia o III ENIPAC (Encontro Internacional Interdisciplinar Em Patrimônio Cultural). O evento é promovido pelo Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade, e tem auxílio da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) por meio da chamada PROEVENTOS.
enipac-bannner_novo
O objetivo do Encontro é discutir, aprofundar e disseminar a temática do patrimônio cultural na pós-modernidade, com perspectiva interdisciplinar e enfoque na questão da ética e da inovação. “É importante considerar que o campo do patrimônio cultural vem, nas últimas décadas, redefinindo os limites de sua atuação. Houve um alargamento conceitual de patrimônio cultural, abrangendo aquilo que podemos hoje chamar de patrimônios culturais. A discussão epistemológica do campo revigorou e ampliou as pesquisas sobre a temática que retroalimentaram a área”, explica a prof. Mariluci Carelli, coordenadora do evento.
Patrimônio cultural são bens, práticas e valores culturais apropriados pelo homem, articulados em uma sociedade e enraizados em um território. Seu reconhecimento e preservação são significativos para a manutenção da memória e da identidade dos que vivem nesses locais, levando em conta interesses, valores e políticas públicas de acesso e gestão de patrimônios culturais. O ENIPAC tratará dessa temática em conferências, mesas redondas, simpósios com apresentação de trabalhos científicos e minicursos. A programação completa pode ser acessada aqui.
Outra meta do evento é criar redes de pesquisa que facilitem o acesso às informações sobre ética e patrimônio e permitam o diálogo entre pesquisadores de diferentes lugares, possibilitando comparações que sinalizam semelhanças e diferenças nessa área.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC