UNIVILLE promove evento sobre cidades inteligentes

Nos dias 21 e 22 de setembro, a UNIVILLE (Universidade da Região de Joinville) realiza o I Simpósio de Economia Colaborativa e Cidades Inteligentes de Humanas, Think Smart. O evento terá apoio da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) por meio do edital PROEVENTOS.
cartaz-thinksmart
A proposta do Think Smart é conceituar, discutir e esclarecer práticas das Cidades Inteligentes, a fim de estimular o empoderamento do cidadão e a mudança do seu papel na sociedade. “Trata-se de uma iniciativa de cidadão para cidadão, espaço para conhecer melhor sua cidade e as oportunidades que ela oferece. Representa um espaço de apresentação de painéis com enfoque nos diferentes aspectos de uma cidade inteligente e humana”, explica a prof. Gelta Pedroso, coordenadora do evento. A cidade inteligente se conecta à economia colaborativa porque ambas estabelecem novos vínculos com a sociedade, na perspectiva de maior sustentabilidade social e econômica.
O conceito de Cidade Inteligente e Humana é utilizado na União Europeia para caracterizar um sistema de pessoas interagindo e usando energia, materiais, serviços e financiamentos para catalisar o desenvolvimento econômico e a melhoria de qualidade de vida. Esse sistema possui seis dimensões que devem ser exploradas: pessoas, economia, governo, mobilidade, meio ambiente e ecossistema inteligente. Além destes, no Brasil foi acrescentada a inclusão social.
Na programação do Think Smart os participantes poderão se inscrever em oficinas dos mais diversos assuntos, como Parcerias Público-Privadas – PPPs, Identidade da Cidade e Comunicação assertiva. Ainda haverá feiras e exposições, concurso de startups e bate papo interativo. Nas duas noites de evento haverá painéis sobre inclusão social, governança, meio ambiente, economia criativa e colaborativa e mobilidade. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site: www.wethinksmart.com.br

Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC