Cinco empresas catarinenses participam em Berlim, na Alemanha, do AdMaCom (Advanced Materials Competition), programa de aceleração de startups organizado pela rede internacional INAM (Innovation Network Advanced Materials), desde o dia 27 de agosto. São elas: Alkimat, Etax, NanoScoping, PackID e Due Laser. As três últimas são oriundas do Sinapse da Inovação, programa idealizado pela Fundação CERTI e viabilizado pela FAPESC (Fundação de Amparo à pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina).
As startups aprovadas participam de um ciclo de aceleração de 6 semanas que irá reunir equipes corporativas, empresas nascentes, pesquisadores e mentores. “Já iniciamos os primeiros workshops. O time brasileiro chegou bem preparado e teve intensos debates com Trumpf, LG, Henkel, Imperial College, Osram, Metro, etc”, disse Dr. Danny Krautz, membro do Conselho da INAM.
No domingo (28), aconteceu a abertura do programa, onde as startups apresentaram suas tecnologias, aplicações e principais desafios para grandes empresas parceiras do programa, que irão fornecer infraestrutura, conhecimento e apoio financeiro.
A etapa final ocorre no dia 10 de outubro, em Berlim, durante uma noite de apresentações, com representantes de empresas e do governo local que irão agraciar os vencedores do AdMaCom com um apoio financeiro de 30 mil euros, além de outros serviços.
Desdobramentos
A seleção das brasileiras se deve aos esforços da Secretaria Executiva de Assuntos Internacionais, da SDS (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável) e das instituições citadas que assinaram um memorando com o Berlin Partner, para reforçar as pesquisas bilaterais ligadas à inovação.
O edital surgiu do acordo de cooperação em pesquisa, desenvolvimento e inovação assinado em 2014 pela SDS (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável) e o Estado de Berlim. O Berlin Partner, a FAPESC e a Fundação CERTI assinaram um segundo memorando, para reforçar as pesquisas bilaterais ligadas à inovação. Em setembro de 2015 uma comitiva de representantes de empresas e de instituições de pesquisa da Alemanha visitou a CERTI e realizou um workshop voltado para empresários catarinenses interessados em se instalar na região de Berlim. A chamada poder ser consultada neste link.
Mais informações no site da INAM: http://inam.berlin/about/
Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC