No dia 16 de agosto será realizado na UNIVALI (Universidade do Vale do Itajaí) o I Seminário de Extensão Educação para Transformação: Meio Ambiente e Saúde. O evento tem apoio da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) por meio do edital PROEVENTOS.
A temática do evento sugere a relação entre os fatores ambientais e a saúde humana. Para a professora Marcia Gilmara Marian, coordenadora do seminário, não se pode falar em degradação ou deterioração ambiental sem pensar em danos à saúde individual e coletiva.
O seminário é uma ação realizada pelos alunos e professores do projeto de extensão Educação para Transformação: Meio Ambiente, Saúde e Gênero. Eles buscam criar um trabalho multicêntrico e interdisciplinar (saúde, biologia e administração), consolidar os projetos pedagógicos dos diferentes cursos envolvidos e fortalecer os temas dos Parâmetros Curriculares Nacionais e as ações afirmativas propostas pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.
O evento contará com palestras e mesas redondas, que vão tratar de assuntos como: impactos do uso de agrotóxicos na saúde pública, cooperativas populares e autogestão, agroecologia e segurança alimentar, e economia solidária. Na programação também estão previstos momentos culturais, exposição de sementes crioulas e produtos orgânicos certificados, e a Feira Ecosolidária.
O seminário será realizado por meio de parceira entre o Centro de Ciências Tecnológicas, da Terra e do MAR (CTTMAR), Centro de Ciência da Saúde (CCS), Centro de Ciências Sociais Aplicadas Gestão (CECIESA-Gestão) e Secretaria da Agricultura e do Desenvolvimento Rural de Itajaí.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC