Projeto apoiado pelo PPSUS resulta em livro sobre Assistência Farmacêutica

Professores e pesquisadores do curso de Gestão da Assistência Farmacêutica EaD, da Universidade Federal de Santa Catarina, lançaram no dia 29 de julho o livro “Gestão da assistência farmacêutica: proposta para avaliação no contexto municipal”. A obra é resultado do projeto “Assistência farmacêutica nos municípios catarinenses: avaliação e qualificação da capacidade de gestão”, apoiado pela FAPESC por meio do PPSUS (Programa de Pesquisa para o Sistema Único de Saúde).

DSC06420
A prof. Silvana Leite lança o livro durante o Seminário Gestão da Assistência Farmacêutica

O projeto foi desenvolvido com atividades participativas com os farmacêuticos de seis municípios catarinenses, para desenvolver indicadores sobre as necessidades locais em assistência nesse setor. Os dados foram coletados com farmacêuticos, secretários de saúde, médicos e usuários das unidades de saúde desses municípios. Os aspectos estudados foram organizacional, operacional e de sustentabilidade.
A publicação alerta para a necessidade de crescentes de investimentos em infraestrutura dos serviços, na capacitação dos profissionais, na qualificação dos processos de gestão e na maior aproximação com o planejamento em saúde.
Ao todo participaram do estudo 5 pesquisadores. Deste projeto foram geradas duas dissertações de mestrado e uma de doutorado, além da publicação lançada na sexta-feira. Segundo a coordenadora do projeto, Silvana Leite, o livro servirá de referência para que outros municípios possam fazer a avaliação da assistência farmacêutica.

Texto e fotos: Jéssica Trombini – Coordenadoria de Comunicação da FAPESC