Livro reforça parceria Alemanha-Brasil em Engenharia Automotiva e Mecatrônica

Uma publicação sobre o projeto AWARE (Applied Network on Automotive Research and Education), ligado ao Ministério da Educação e Pesquisa da Alemanha e ao Serviço de Intercâmbio Acadêmico Alemão, terá um capítulo escrito por Carlos Chiodini, Secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina. O convite para participar do livro veio por conta do financiamento a ser feito pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC), em 2017, de parte do mestrado em  Engenharia Automotiva e Mecatrônica com dupla titulação (na Alemanha e no Brasil) para dois estudantes da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).

Projeto AWARE (divulgação)

“A iniciativa vai ao encontro de nossos esforços de formar recursos humanos altamente qualificados em áreas técnicas e importantes para a competitividade da indústria nacional”, disse o secretário. “A SDS tem uma importante parceria com a Alemanha na área de meio ambiente, com o banco Kreditanstalt für Wiederaufbau (KfW) para ampliar a cobertura de saneamento no Estado. Temos orgulho, ainda, por ter firmado acordo internacional com Berlim para reforçar pesquisas na área de inovação, em 2014. O objetivo é viabilizar mais cooperação para pesquisas principalmente na área de fotônica. Na ocasião, outro memorando, com o mesmo tema, foi assinado entre a Berlin Partner, a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e a Fundação Certi,” acrescentou Chiodini, no livro que terá como colaborador  também o Prof. Carlos Alberto Schneider, da Certi.
“Além disso, sediamos há menos de um ano o 33º Encontro Econômico Brasil−Alemanha (EEBA), em Joinville. Um evento de suma importância, para estreitar ainda mais os laços entre os dois países e que privilegia Santa Catarina, pela forte presença da colonização alemã e pela vocação empreendedora que nos foi herdada. Temos certeza que estas características foram fundamentais para que nosso Estado se tornasse sede da primeira fábrica da montadora BMW na América Latina, inaugurada em 2014”, escreveu, para a obra a ser publicada em alemão e português. “Pessoalmente, nasci numa cidade catarinense que teve forte colonização germânica, Jaraguá do Sul. O município é berço da WEG, empresa multinacional com parques fabris em nove países, sendo um na Alemanha, um na Áustria, dois na África do Sul, dois no México, três na Argentina, um nos Estados Unidos, um em Portugal, dois na  China e um na Índia, inaugurada em fevereiro de 2011, além de 22 filiais e representantes em mais de 100 países. Com um pequeno impulso de descendentes de alemães, a empresa se tornou uma das maiores fabricantes de equipamentos elétricos do mundo.”

Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC