Primeira Semana de Gastronomia da Univille é realizada com apoio da FAPESC

De 29 a 31 de outubro, aconteceu a primeira edição da Semana Acadêmica de Gastronomia da Univille (Universidade da Região de Joinville), curso tecnólogo criado em 2007. A temática do evento foi Agricultura, Gastronomia e Sociedade, tratando principalmente da agricultura familiar, já que 2014 foi escolhido pelas Nações Unidas como Ano Internacional da Agricultura Familiar. A valorização da produção regional é uma tendência na área gastronômica, que tem sido seguida pelo curso da Univille.

gastronomia univille menor
Abertura da Semana de Gastronomia no Shopping Mueller, em Joinville (divulgação/ Shopping Mueller)

A realização do evento teve o apoio da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) por meio da chamada pública PROEVENTOS, que financia eventos científicos em todo o estado.  A chefe do departamento de Gastronomia, professora Elaine Scalabrini, diz que o auxílio “foi essencial para que pudéssemos ter presentes chefs renomados que trabalham com a temática proposta”.

A programação contou com palestras, oficinas gastronômicas e feira de integração (visita a produtores). Ocorreu também um festim: atividade no Mercado Público Municipal que teve como objetivo mostrar às pessoas que os alimentos podem ser utilizados integralmente. Foram distribuídas porções de alimentos feitas com excedentes de mercados e feiras da região. “Foram propostas atividades que integrassem os alunos aos convidados. Além disso, a proposta de integrá-los aos produtores rurais da cidade”, resume a professora.

Fonte: Jéssica Trombini – FAPESC