Sinapse da Inovação começa a ser lançado nos polos regionais

Lançada no início do mês, a 4ª edição do Programa Sinapse da Inovação (OP-SC-IV) começou com encontros nos polos regionais de Santa Catarina, para difundir o programa e atrair interessados em abrir um novo negócio. A iniciativa, que nasceu em 2008 e já ajudou a colocar no mercado 189 novas empresas catarinenses, seleciona ideias em todo o estado e oferece recursos e capacitação para que sejam transformadas em negócios de sucesso. Neste ano, cada selecionado irá receber R$ 50 mil provenientes da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC) e até R$ 29 mil em consultorias do Sebraetec, programa do Sebrae-SC.

O primeiro evento de divulgação do Sinapse da Inovação foi em Florianópolis, no dia 21 de agosto. Em palestra na UDESC, o chefe de operações de InPulse Bioengenharia, Gabriel Paim, contou a história da empresa contemplada na 2ª edição do programa. A InPulse foi a única empresa catarinense selecionada para o Start-up Brasil, do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e faz parte da 1ª turma do Startup SC do SEBRAE-SC, cuja proposta é a capacitação do time de empreendedores, através de um programa de 4 meses com diversos workshops, eventos e coaching. Atualmente, a empresa está sediada na incubadora MIDI Tecnológico, em Florianópolis.

“O Sinapse da Inovação foi fundamental para constituição da empresa”, afirma Jonatas Pavei, diretor comercial da InPulse, que recomenda a participação no programa. “Caso exista uma ideia, valide ela, traga parceiros chaves, que somarão ao projeto, e participe. A experiência como um todo traz um bom conhecimento sobre o empreendedorismo, fundamental para se abrir qualquer negócio.” Antes do Sinapse da Inovação, enquanto os sócios da InPulse ainda estavam em programas de mestrado, já tinham vontade de empreender e várias ideias surgiam. “Entretanto, pela falta de conhecimento sobre qual caminho seguir e a necessidade de investimento inicial, as ideias não saiam do papel”, conta. Com a participação no programa, eles constituíram a empresa e desenvolveram os primeiros protótipos.

Além da InPulse, outras empresas contempladas pelo programa contarão sua história nos encontros regionais. Veja as cidades e datas já confirmadas:

Tubarão, Criciúma e São Bento do Sul (27 de agosto);

Concórdia (28 de agosto);

Chapecó e Blumenau (29 de agosto)

Joaçaba (02 de setembro)

Jaraguá do Sul e Lages (03 de setembro)

Mafra (04 de setembro)