Knewin é contemplada em R$ 50 mil com o programa, que ajudará a acelerar o processo de construção das soluções da empresa
Os diretores da Knewin, empresa incubada do Midi Tecnológico de Florianópolis e que atua na área de inteligência em recuperação de informação, Lucas Nazário e Fabiano Beppler, já estão planejando como serão investidos os R$ 50 mil que receberão do Sinapse da Inovação, concebido pela Fundação Certi e operacionalizado pela Fapesc. O programa tem o desafio de transformar as boas ideias geradas no ambiente acadêmico em negócios de sucesso. A ordem de recebimento acontecerá no próximo dia 2 de agosto no teatro Governador Pedro Pedro Ivo, na capital catarinense.
Entre as intenções estão acelerar o processo de construção das soluções da empresa e, principalmente, o processo de entendimento do modelo de negócios, o que permitirá materializar as ideias e levá-las ao mercado muito mais cedo. “Já contratamos um bom programador para integrar a equipe que inicia os trabalhos conosco em agosto deste ano. Também atualizamos a nossa infraestrutura e estamos planejando prospecções mais agressivas do mercado com viagens a centros importantes de negócio no país como Rio de Janeiro e São Paulo”, destaca Nazário.
Para Beppler, o Sinapse é um importante instrumento de fomento à inovação. “Somos uma startup de tecnologia nascente que está dando seus primeiros passos com recursos próprios, sendo assim conta muito ser uma empresa enxuta, pois a base de clientes, os negócios, produtos e serviços estão todos em formação e os recursos financeiros, que são escassos e fruto dos primeiros negócios do empreendimento, precisam ser muito bem direcionados para que eventuais riscos sejam mitigados e também para que uma estratégia orgânica de desenvolvimento sustentável seja desenvolvida ao longo do tempo”, observa.
Perfil
A Knewin (www.knewin.com) foi criada em 2011 e possibilita aos consumidores ter acesso a informações da internet de maneira rápida e fácil por meio de projetos de coleta e disponibilização de informações e notícias de acordo com a necessidade do cliente.
A empresa está incubada no MIDI Tecnológico, incubadora mantida pelo Sebrae-SC e gerenciada pela Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate).
Sinapse da Inovação
O Programa Sinapse da Inovação é uma iniciativa da Secretaria de Estado Desenvolvimento Econômico Sustentável, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc), Sebrae e organizado pela Fundação Certi. O objetivo é transformar e aplicar as boas ideias geradas em teses, dissertações, trabalhos científicos ou tecnológicos em negócios de sucesso. Voltado para a comunidade empreendedora catarinense o programa tem como meta viabilizar a discussão em torno de ideias inovadoras. (www.sinapsedainovacao.com.br). Em 2012 o programa teve 1.562 proponentes cadastrados, sendo 1.174 propostas inscritas e escolhidas 61 propostas finalistas.
Fonte: Rosângela Longhi / inovação e mercado