TCU prorroga vinculação de universidades a fundações de apoio à pesquisa

31.05.2010
O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou um acórdão, prorrogando até dezembro deste ano, a concordância de que as universidades continuem trabalhando com as fundações de apoio à pesquisa. A informação foi dada pelo ministro da C&T, Sergio Rezende,  durante coletiva de imprensa na 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, em Brasília (DF).

O TCU havia proibido que as fundações de apoio continuassem tendo o papel de administradoras dos recursos das universidades. Segundo Rezende, quando o último acórdão foi aprovado, o MCT entrou com recurso formal solicitando a revisão daquela decisão.

“Essa decisão do TCU nos dá tempo para que possamos aprovar no Congresso Nacional uma medida provisória, que está sendo preparada com o apoio do presidente Lula, que vai resolver a questão definitivamente”, disse.

De acordo com Rezende, essa medida provisória vai complementar a lei que disciplinou a vinculação das universidades com as fundações de apoio à pesquisa. “Vai legalizar dentro de certos parâmetros e critérios, como por exemplo, somente aquelas fundações que sejam credenciadas pelo MCT e pelo Ministério da Educação poderão atuar junto às universidades”, completou.

Fonte: Isadora Lionço/ Gestão CT

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support