SDR Joaçaba discute criação do Polo de Inovação Vale do Rio do Peixe

O secretário regional de Joaçaba, Jair Antônio Lorensetti e o diretor-geral da SDR, José Sérgio Rosseti, participaram de uma reunião com o prefeito de Joaçaba, Rafael Laske, na semana passada. O objetivo foi debater os projetos previstos para 2012, cujas ações devem refletir no desenvolvimento regional.

 

Destaque para o Polo de Inovação Vale do Rio do Peixe (Inovale), que visa a disseminação da inovação e de novas tecnologias, além de gerar desenvolvimento sustentável e empreendimentos inovadores. O projeto, desenvolvido pelo Núcleo de Inovação Tecnológica da Unoesc, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e da SDR Joaçaba, está em fase de captação de recursos. As primeiras atividades são previstas para este ano.

 

O Polo Inovale, que terá sede em Joaçaba, vai abranger os 14 municípios de abrangência da SDR e da Associação dos Municípios do Meio-Oeste Catarinense (Ammoc): Água Doce, Capinzal, Catanduvas, Erval Velho, Herval d’ Oeste, Ibicaré, Jaborá, Joaçaba, Lacerdópolis, Luzerna, Ouro, Tangará, Treze Tílias e Vargem Bonita. As áreas de atuação serão: alimentos (bacia leiteira), engenharia biomédica, florestas renováveis, metalmecânico e energias renováveis.

 

Conforme o secretário Jair Lorensetti, o polo representa o interesse de toda a região e por isso é importante a parceria com os prefeitos. Dentre os benefícios, ele destaca o fomento à inovação, a manutenção dos atuais empreendimentos na região, a atração de novos investimentos, o aumento da arrecadação e a retenção dos talentos nos municípios. “Há um anseio da região para que o Inovale esteja entre os polos de inovação a serem implantados em Santa Catarina”, destaca Lorensetti.

 

Também participaram da reunião, no gabinete do prefeito Rafael Laske, o secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Jorge Pohl; o secretário municipal de Administração, Felipe Bordin; o chefe de gabinete da Prefeitura de Joaçaba, Eli Martins; e o coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica da Unoesc, Moisés Diersmann.  

 

Fonte: Mayelle Hall – Secretaria de Estado de Des Reg Joaçaba

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support