Ex-presidente da FAPESC é homenageado

O II Seminário Nacional de Inovação abriu espaço na sua programação desta sexta-feira para homenagens, reconhecimentos e lançamento de um prêmio.

O Prêmio “Destaque Catarinense em Ciência, Tecnologia e Inovação” foi entregue ao professor Antônio Diomário de Queiróz. O homenageado não pode comparecer, pois está em viagem ao exterior, e foi representado pelo filho.

“Ele está na Itália fisicamente, mas com certeza está com a mente e o coração aqui”, disse o filho Alexandre Hering Queiróz, ao receber a placa em homenagem ao pai das mãos do reitor em exercício Sebastião Salésio Herdt. Alexandre acrescentou: “Ele já me ligou umas três vezes, para garantir que eu estaria aqui, ele ficou muito feliz com o prêmio”.

O prêmio, instituído este ano, foi concedido a Diomário Queiroz, de família da região de Tubarão, pela vida dedicada ao incentivo e apoio ao desenvolvimento da ciência e tecnologia em Santa Catarina. Professor universitário, ex-reitor da Universidade Federal de Santa Catarina, também dirigiu o Badesc e, por duas gestões, a FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina).

PRÊMIO

Na ocasião, também foi lançado o Prêmio Sul Catarinense de Ciência, Tecnologia e Inovação. O objetivo é reconhecer, por meio da premiação, as ações desenvolvidas pelas empresas, pesquisadores e comunidades da região que sejam voltadas à promoção da inovação. O regulamento será divulgado em edital em breve e, para 2012, será lançada a premiação em duas categorias: modalidade empreendedorismo inovador (para empresas públicas e privadas e comunidade) e modalidade acadêmica (para alunos e professores).

INCUBADORA

Durante a sessão de homenagem e lançamento de prêmio, duas empresas receberam suas certificações de graduação da Incubadora CRIE, que funciona no campus da Unisul.

Mateus Monteiro Machado foi graduado com sua empresa Meu Puff Ecológico. Ele chegou em 2008 à incubadora com uma idéia que se mostrou inviável, mudou o projeto e criou um cabide e, em seguida, o puff  produzido com papelão ondulado 100% reciclável e que há um ano e meio já está no mercado.

Willian Pandini Corrêa, ao se graduar da incubadora, sai para o mercado com dois produtos de sua EPT Software: um programa para avaliação e prescrição física e um equipamento eletrônico de monitoramento, também direcionado à avaliação física.