Fapesc anuncia resultado de chamada pública do Programa Universal

Saiu na última quinta-feira (11) a lista dos projetos aprovados por meio do Programa Universal, um dos mais tradicionais entre a comunidade científica. Das 677 propostas submetidas, 88 foram aprovadas e receberão aproximadamente R$ 5 milhões, provenientes da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina).

O programa atende todas as áreas de conhecimento, tanto que entre os aprovados há projetos que falam sobre o controle de mosca-das-frutas; a inovação e acessibilidade em jogos digitais para pessoas com necessidades especiais; as ações dos programas Bolsa Família, Brasil Alfabetizado e Mais Educação; a conservação dos peixes de água-doce da Ilha de São Francisco do Sul; a identificação do potencial de cargas poluentes provenientes da mineração de carvão para priorização das áreas a serem recuperadas na bacia carbonífera do sul do Estado e a atividade cicatrizante de biomembranas à base de algas marinhas contendo extrato aquoso de casca de banana.

“Mais de R$ 20 milhões já foram repassados à comunidade científica catarinense, desde a criação do Programa. A edição de 2012 se diferencia principalmente pela aplicabilidade efetiva ou potencial das pesquisas nos setores privado, público ou misto, na contribuição, direta ou indireta, à formulação de políticas públicas, ao avanço do conhecimento e à melhoria da qualidade de vida da população catarinense”, afirma a coordenadora do Programa Universal, Maria Cristina Hatz.

Puderam concorrer mestres e doutores com projetos diversos, seja para abordar novas temáticas ou continuar pesquisas iniciadas com financiamento prévio da Fapesc.

Além da disponibilidade de recursos, foram utilizados como critérios de avaliação: a titulação de mestre ou doutor do coordenador, o mérito do projeto e a demanda das 9 áreas de conhecimento e das 6 mesorregiões.

Criado em 2001, o Programa Universal foi o primeiro edital lançado pela Fapesc, com objetivo de financiar pesquisas que contribuem para o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação em Santa Catarina.

Veja a lista completa dos projetos aprovados

Fonte: Assessoria de Imprensa da Fapesc
Viviana Ramos