Avaliação do MEC reafirma que Udesc é quarta melhor estadual do Brasil e 18ª no geral

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), divulgou nesta sexta-feira, 19, o Índice Geral de Cursos (IGC) das instituições de educação superior referente a 2013.

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) obteve conceito 4 (o máximo é 5) e, com isso, reafirmou suas posições como a quarta melhor estadual do Brasil e a 18ª no geral entre 192 avaliadas. No ano passado, a universidade obteve as mesmas classificações.

O IGC é um indicador de qualidade que avalia as insituições todos os anos. O cálculo inclui a média de desempenho dos cursos de graduação nos últimos três anos – definido com base nos Conceitos Preliminares de Curso (CPC) – combinada com os conceitos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), responsável por avaliar os programas de pós-graduação.

Por sua vez, o CPC é o resultado de cada curso, calculado com a nota do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) , além da avaliação do corpo docente, infraestrutura e recursos didáticos.

4melhorestadual menor

O reitor da Udesc, Antonio Heronaldo de Sousa, comemorou a boa avaliação da universidade, que, entre as estaduais, ficou novamente no topo da educação superior, com instituições do Rio de Janeiro e São Paulo, como a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

“A posição no ranking indica a qualidade das nossas atividades do ensino, pesquisa e extensão, colocando novamente Santa Catarina em destaque nacional”, destacou o reitor.

Sétima melhor do País no ensino

O pró-reitor de Ensino da Udesc, Luciano Hack, afirmou que, “se for considerado apenas o conceito médio da graduação, a Udesc subiu para a sétima posição nacional e a segunda entre as estaduais, mas vale ressaltar que a pós-graduação na instituição ainda é recente, tendo seu primeiro doutor formado em 2011. É questão de tempo para a melhoria dos conceitos, o que já vem ocorrendo”.

Desse modo, a Udesc subiu uma posição na área do ensino, já que ocupava o oitavo lugar na avaliação anterior.

Avanço no índice da pós-graduação

O IGC demonstrou ainda que a Udesc também conseguiu registrar um bom avanço na área da pós-graduação.

Na avaliação de 2012, a Udesc obteve 3,58 nos mestrados e agora passou para 3,84. Já nos doutorados, o conceito era de 1,87 e chegou a 2,37 na edição de 2013.

Zootecnia e Veterinária entre os melhores do Brasil

Na edição de 2013 do Enade, seis cursos da Udesc passaram pela avaliação. Todos foram bem avaliados e dois deles, Zootecnia, em Chapecó, e Medicina Veterinária, em Lages, atingiram o conceito máximo (5). Os cursos são respectivamente o segundo e o quinto melhores de todo o Brasil nas suas áreas.

Os outros quatro cursos atingiram conceito 4. São eles: Agronomia, em Lages; Educação Física e Fisioterapia, em Florianópolis; e Enfermagem, em Chapecó.

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Thiago Augusto