Degustação de vinho feito com uvas originárias da Itália

28.10.2010

A degustação acontece nesta quinta-feira, 28 de outubro, a partir das 19h, no Centro de Eventos Vitória, em Videira para técnicos da Epagri, especialistas das indústrias de vinho de Santa Catarina e para os professores do Istituto Agrario San Michelle all’Adige (IASMA) de Trento (Itália), Duilio Porro e Marco Stefanini que vieram da Itália especialmente para a degustação dos vinhos produzidos em SC.

O projeto para o cultivo de variedades de uvas oriundas da Itália envolve a Epagri, UFSC e Sebrae  e é financiado pela Província de Trento. Em 2007, 36 variedades de uvas italianas foram plantadas em São Joaquim, Água Doce, Campos Novos e Tangará para testar a adaptação e rendimento da fruta, a resistência a doenças, com vistas à elaboração de vinhos.

De algumas dessas variedades como, por exemplo, rebo, nero amaro foram confeccionados vinhos, de forma experimental e em pouca quantidade, ação que recebe o nome de microvinificação. “São estes vinhos que estaremos testando, com especialistas, para determinar a qualidade do produto e potencial de mercado”, informa o diretor de pesquisa da Epagri, Edson Silva, destacando que o IASMA é um dos mais importantes pólos de pesquisa de vinhos da Europa.

Santa Catarina começou a produzir uvas viníferas, adequadas para produção de vinhos, há pouco tempo, usando variedades tradicionais. O cultivo das variedades importadas pode significar um salto de qualidade, uma vez que já passaram por melhoramentos na Itália.

Fonte: Edson Silva/Diretor de Pesquisa/Epagri, no telefone: (48 – 3239-5664), e-mail: edsonsilva@epagri.sc.gov.br

Mais informações: Márcia Sampaio/Epagri/Florianópolis, no telefone: (48 – 3239-5503), e-mail: marcias@epagri.sc.gov.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support