Florianópolis terá Centro de Referência em Farmacologia Pré-Clínica

28.09.2010

Na próxima terça-feira (dia 28), será oficialmente lançado, no Sapiens Parque, o edital de construção do Centro de Referência em Farmacologia Pré-Clínica (CRF), que integra a Fundação Centros de Referências em Tecnologias Inovadoras (CERTI) e será coordenado por um dos mais renomados cientistas brasileiros na área, Prof. Dr. João Baptista Calixto. O Centro, instalado no próprio Sapiens Parque, funcionará como agente promotor do desenvolvimento e agregação de valor aos produtos farmacêuticos brasileiros, para diminuir a dependência da indústria nacional de fármacos em relação aos produtos importados.

Um total superior a R$ 6 milhões, oriundos do Ministério da Saúde, Ministério da Ciência e Tecnologia, e complementados com recursos do Governo do Estado, por meio da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica do Estado de Santa Catarina (FAPESC), será destinado à construção do espaço físico e aquisição de alguns equipamentos.  Estes se juntarão aos demais equipamentos altamente especializados do laboratório de Farmacologia Pré-Clínica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – também dirigido pelo Prof. Calixto – que serão transferidos para o CRF. Uma área de 5.300m² vai abrigar os laboratórios e incubar, inicialmente, 13 empresas da área da saúde.

InovaLab

Ainda, neste mesmo dia, será inaugurado o InovaLab, um espaço de aproximadamente 2 mil m² destinado a abrigar e acelerar projetos inovadores estratégicos para o Sapiens Parque, os quais serão coordenados pela CERTI. De imediato, irão para o InovaLab o Laboratório do Instituto Sapientia, que abriga o show-room dos projetos da Seleção 14 Bis; e o Studium Sapiens, com empresas de mídia interativa e de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Com investimentos da ordem de aproximadamente R$ 1,5 milhão, o InovaLab é uma parceria entre CERTI, Sapiens Parque e Governo de Santa Catarina, por meio da SC Parcerias e CODESC. O objetivo é reunir no mesmo lugar a indústria criativa, da tecnologia e da sustentabilidade, consideradas os principais pilares do Sapiens Parque. Nesse sentido, negociações com a UFSC, UDESC e o Instituto Técnico Naval já estão sendo feitas para que alguns de seus projetos sejam instalados naquele espaço.

Fonte: 1 Via

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support