FAPERN reúne autoridades acadêmicas e empresariais para discutir energia eólica

Nos dias 29 e 30 de agosto, a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico realizam no Hotel Escola Senac Barreira Roxa, o 1º Workshop para Formação de Redes Cooperativas em Tecnologia e Pesquisa em Energia Eólica Integradas aos Setores Empresariais. Considerado como a fase 1 para a implantação do Instituto Internacional de Tecnologia em Energia Eólica (IITEE), o workshop vai reunir o setor empresarial e pesquisadores de diferentes nacionalidades.

Do setor empresarial participam empresas geradoras de energia eólica e fabricantes de equipamentos necessários à geração da energia. Estão confirmadas a participação de pesquisadores das Universidades Federais de Pernambuco, Minas Gerais, Pará, Ceará, Paraíba, e Santa Catarina, além dos pesquisadores que atuam nas instituições de ciência e Tecnologia instaladas no Rio Grande do Norte.

Também está confirmada a presença do professor catedrático da Universidade do Porto em Portugal, Vlademiro Miranda, que é diretor de estratégia da área de energia do INESC Porto, importante instituto privado e sem fins lucrativos e de investigação em tecnologias da informação em Portugal, onde foi durante anos o coordenador da área de Sistemas de Energia.

Com a construção de um Instituto Internacional de Tecnologia em Energia Eólica (IITEE-RN) e implementação de ações tecnológicas e de pesquisa, o Governo do Estado, através da FAPERN pretende atender às peculiaridades geográficas e desafios tecnológicos, presentes e futuros, para desenvolvimento de soluções inovadoras na área de energia eólica no RN. Cada vez mais, o mundo se volta para a produção de energia a partir de fontes renováveis, especialmente energias consideradas ?limpas?.

A FAPERN tem como parceiras as Universidades federais do Rio Grande do Norte (UFRN) e Rural do Semi-Árido (Ufersa), Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e o Centro de Tecnologia do Gás e Energias Renováveis (CT-GAS-ER). O evento conta com o patrocínio do BNB, Sebrae e Fiern.

Fonte: Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte