Piratuba sediará Encontro Catarinense de Educação Ambiental

O 3º Encontro Catarinense de Educação Ambiental acontecerá nos dias 29, 30 e 31 de outubro, no Centreventos de Piratuba, em Santa Catarina.

O evento tem a finalidade de analisar e propor ações e processos participativos na construção e acompanhamento de políticas e programas de Educação Ambiental no Estado.  É voltado a educadores ambientais, interessados no assunto e integrantes da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental de Santa Catarina (CIEA/SC), incluindo a FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina).

A programação tem como tema central “Educação Ambiental: ética, inovações e informações necessárias para os novos tempos” e segue os eixos temáticos do Programa Estadual de Educação Ambiental: produção e divulgação de material educativo; acompanhamento e avaliação continuada; disponibilização permanente de informações; integração através da cultura de redes sociais; além de fontes de recursos. Será distribuída entre os dias 29 e 31 de outubro, com quatro palestras, duas mesas redondas, 13 oficinas e um world café sobre os encaminhamentos possíveis para a educação ambiental em Santa Catarina.

A palestra de abertura, sobre o tema central do evento, será ministrada pela jornalista Lia Disken. Ela é coordenadora do Comitê Cultura da Paz, resultado de uma parceria entre a Unesco e a Palas Athenas, que é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos sediada em São Paulo que promove, agencia e incuba programas e projetos nas áreas de Educação, Saúde, Direitos Humanos, Meio Ambiente e Promoção Social. Lia também é premiada pela Unesco em função de sua contribuição na área dos Direitos Humanos e Cultura da Paz.

As demais palestras abordarão “Comunicação e cultura da paz: linguagem não violenta e cooperação”, com o mestre em Agroecossistemas Geraldo Buogo, “Escola e comunidade: ambientes de aprendizagem”, com a educadora Sayonara Amaral, e “A biologia do amor e a sustentabilidade”, com o professor Dr. Daniel Silva, da UFSC. As mesas redondas abordarão eixos temáticos do evento, com a participação de representantes das organizações que integram o CIEA/SC. Já as oficinas serão sobre diversos assuntos, tais como água, energias alternativas, reciclagem de papel, compostagem e pedagogia da cooperação, reunindo vários profissionais com conhecimento nessas áreas.

Para o diretor de Graduação da Unoesc Joaçaba e vice-presidente da comissão organizadora do 3º Encontro Catarinense de Educação Ambiental, professor Ricardo Marcelo de Menezes, o evento é uma oportunidade para troca de experiências e discussões sobre como a educação ambiental vem se desenvolvendo em Santa Catarina, quais as dificuldades que enfrenta e como é possível avançar na contribuição com a sociedade para um futuro melhor.

– Também é um momento para uma análise crítica a respeito de como essa política de Estado vem sendo desenvolvida e como vamos melhorar a sua aplicação e difusão para um Estado comprometido com a qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável – afirma o professor.

Para participar do 3º Encontro Catarinense de Educação Ambiental, as pessoas interessadas devem se inscrever até o dia do evento. Para isso, é necessário solicitar o formulário de inscrição através do e-mail inscricoesciea@sds.sc.gov.br.

Mais informações podem ser encontradas no site da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável. Ao final da página, é possível localizar um banner que direciona para as informações do evento.

Fonte: SDS

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support