O objetivo é oferecer capacitação gratuita em tecnologia da informação e comunicação.
A Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) de Santa Catarina iniciou as atividades do Geração TEC. A iniciativa, realizada com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), tem por meta ofertar capacitação gratuita em tecnologia da informação e comunicação (TIC).
O programa tem um currículo voltado para as necessidades do mercado catarinense e a proposta é alcançar todas as regiões do Estado. Nesta primeira fase, será atendida a capital catarinense. Podem participar pessoas com idades a partir de 17 anos, com ensino fundamental completo e que não trabalhem com programação.
“Esta é uma área em crescimento e o governo quer investir ainda mais, propiciando desenvolvimento econômico e colocando Santa Catarina como Estado máximo em inovação”, destacou o secretário Paulo Bornhausen. A meta é formar cinco mil novos programadores até 2014, com vistas a reduzir o atual déficit de profissionais especializados.
Dados da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate) apontam que em um universo de 112 empresas instaladas em Florianópolis, há atualmente 560 vagas em aberto para profissionais qualificados na área de TIC. O estudo também mostra que há uma demanda estimada em 1,5 mil profissionais até o final de 2011.
Informações sobre a SDS estão disponíveis no site www.sds.sc.gov.br.
Fonte: CONFAP