SATC comemora 10 anos de qualidade na educação

No dia 23 de novembro de 2003 uma das instituições de ensino mais conceituadas da região Sul de Santa Catarina dava início a uma importante etapa de sua existência. Hoje completando 10 anos, a Faculdade Satc comemora suas conquistas que, segundo o diretor Carlos Antônio Ferreira, foram além daquilo que havia sido projetado. “Nós realizamos muito mais do que aquilo que havia sido planejado. O número de cursos, por exemplo, não se imaginava que chegaríamos a ter tantos. Também ficamos orgulhosos por termos colocado a faculdade no cenário do Ensino Superior, hoje a Satc é vista também como instituição de Ensino Superior”, destaca Ferreira.

Atualmente, são mais de dois mil alunos, distribuídos em oito cursos de graduação – Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Tecnologia em Automação Industrial, Tecnologia em Manutenção Industrial, Design Gráfico, Jornalismo, Engenharia da Computação e Engenharia Química -, além dos cursos de pós-graduação e MBA. Para 2014 já foi anunciado o começo das aulas do novo curso de Publicidade e Propaganda. “Hoje nós temos essas duas áreas distintas: tecnológica e comunicação”, comenta o diretor.

“Qualidade com
Propriedade”

Para ele, a faculdade consegue mostrar “qualidade com propriedade”. “Dos nossos seis cursos avaliados, quatro receberam conceito 4 nas avaliações do Ministério da Educação (MEC) e dois deles ficaram com o conceito 3, além da própria faculdade que tem o indicador 4 (a nota máxima em todos os casos é 5). Os indicadores do MEC são muito bons, então eu posso afirmar que nós temos a qualidade. Isso se deve muito ao comprometimento dos professores, há um empenho da parte deles em ter sempre o melhor resultado possível. Os nossos professores não só passam o conhecimento para o aluno, mas eles geram novos conhecimentos”, afirma Ferreira.

Para os próximos 10 anos, o diretor projeta mais crescimento. “Queremos ampliar nossa parceria com a Fundação Getúlio Vargas na área de pós-graduação e também estamos estudando novos cursos de graduação. Queremos avançar nas parcerias também com empresas, inclusive parcerias internacionais. Já para o próximo ano vamos contar com 17 novas salas e laboratórios, investindo em infraestrutura. E temos um grande desafio que é o Centro Tecnológico do Carvão Limpo (CTCL) que nós assumimos, estamos implantando mudanças e vamos deixar mais de acordo com o trabalho acadêmico”, frisa Ferreira.

De aluno a professor

Quando passou por aqueles corredores em 1992 para cursar o 5º ano do Ensino Fundamental, Daniel Fritzen nem imaginava que 14 anos depois seria professor da Faculdade Satc. E desde que entrou, ele nunca mais saiu dali, fez o Ensino Médio, o Técnico, a Graduação e hoje dá aulas todas as noites nos cursos de Tecnologia em Automação Industrial (curso pelo qual se formou), Engenharia Mecânica e Design Gráfico. “Eu nunca havia pensado em ser professor, eu pensava em trabalhar com desenho mecânico. Mas, em 2005 fui convidado para dar um daqueles cursos rápidos, aos sábados, e acabei gostando. O pessoal daqui também gostou e em 2006 eu já comecei a dar aulas no técnico e em 2009 na faculdade. Hoje eu não me vejo fora disso”, conta Fritzen.

Laboratório inédito na região terá impressão 3D

Ainda na comemoração do aniversário, um laboratório de prototipagem e fabricação digital, inédito na região Sul do estado, será inaugurado na próxima quinta-feira. Os equipamentos, avaliados em R$ 380 mil, foram conquistados por meio de um projeto subsidiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Com essa estrutura, os alunos poderão projetar e imprimir protótipos dos mais diversos produtos em impressoras 3D. “O objetivo é proporcionar o estudo com as atividades práticas. Aqui será possível desenvolver o protótipo de novos produtos de uso, como óculos, cadeiras, embalagens, por exemplo, atendendo as áreas da indústria e também a médica com a produção de implantes”, explica o coordenador pedagógico, Jovani Castelan. O laboratório será utilizado pelos alunos, mas também disponibilizado à comunidade em geral. “O DNA da Satc é essa busca pela excelência em tecnologia e empregabilidade”, afirma Castelan, que entrou na instituição como aluno, em 1983, e é funcionário há 16 anos.