Diretor da CERTI e do Sapiens Parque recebe Medalha do Conhecimento

27.10.2010

O Diretor Executivo do Sapiens Parque e Diretor de Inovação da Fundação CERTI (Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras), José Eduardo Fiates, recebe amanhã (26/10) a Medalha do Conhecimento na categoria Gestores/Pesquisadores em Ciência, Tecnologia e Inovação por sua contribuição para o desenvolvimento tecnológico e aumento da competitividade da indústria brasileira. A Medalha, instituída no ano 2000, é uma condecoração outorgada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), Sebrae Nacional, Banco da Amazônia e Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (IEDI). O objetivo é estimular a pesquisa nas áreas de inovação tecnológica e competitividade empresarial, por meio da premiação bienal e, por consequência, do reconhecimento público aos que se destacam em inovação tecnológica e competitividade empresarial.

À frente de grandes projetos que estimulam o empreendedorismo, a inovação e o desenvolvimento regional, Fiates, 41 anos, já foi presidente da ANPROTEC (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores) e atualmente é presidente para a América Latina da Associação Internacional de Parques Científicos – International Association of Science Parks (IASP) e Diretor Executivo do Sapiens Parque, complexo que reúne empreendimentos de inovação nas mais diversas áreas. Integra conselhos superiores de diversas instituições, entre elas o SEBRAE/SC, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a ANPROTEC.

José Eduardo Fiates está diretamente envolvido em projetos de relevância nacional. Exemplo disso é o Seleção 14 Bis, iniciativa do Governo Federal, por meio da Finep, que visa mostrar projetos com tecnologia de ponta que estão sendo desenvolvidos no Brasil. O show-room dos projetos da Seleção 14 Bis está instalado no Sapiens Parque. “Este reconhecimento dever ser compartilhado com as equipes do Sapiens Parque e da CERTI, que estão ajudando a tornar aquelas iniciativas referências nacionais em inovação e conhecimento”, diz Fiates.

Engenheiro Mecânico, com especialização em Administração e mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas, todos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Fiates tem também especialização em Gestão de Empresas de Base Tecnológica pela Queen University e pela University of Twente (Reino Unido e Holanda, respectivamente). Participou de vários treinamentos em Gestão da Inovação Tecnológica nos Estados Unidos e na Inglaterra. Foi Diretor Executivo do Centro para Laboração de Tecnologias Avançadas – CELTA e Superintendente de Inovação da Fundação CERTI.

Outros catarinenses já foram condecorados com essa medalha. No ano de 2007, o Superintendente Geral da CERTI, Carlos Alberto Schneider, também foi homenageado na categoria de Gestor. E, nesta edição, Santa Catarina ainda foi destaque na Categoria Empresários/Executivos, com os diretores da empresa incubada no CELTA, Welle Laser, Rafael e Gabriel Bottós e com o presidente do Conselho de Administração da Marisol, Vicente Donini.