Pesquisadores publicam livro sobre avaliação do aluno como incentivo à aprendizagem

A FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) financiou um projeto cujos resultados deram origem ao recém-lançado livro “Avaliação como Oportunidade de Aprendizagem: um Olhar Transdisciplinar”. A obra tem autoria dos professores da Unoesc (Universidade do Oeste de Santa Catarina) Roque Strieder, Dilva Bertoldi Benvenutti e Paulo Ricardo Bavaresco, e foi editada pelo Mercado de Letras.

alt

A obra é destinada a educadores e alunos a partir da graduação, e resulta de estudos no oeste do estado sobre o diálogo entre professores e alunos e os métodos de avaliação em colégios de ensino fundamental e ensino médio da região. Um dos objetivos da publicação é a reflexão em torno da prática pedagógica, com foco na avaliação dos estudantes.

O projeto Avaliação como Oportunidade de Aprendizagem foi selecionado em 2010 via Chamada Pública do Programa Universal, que contempla pesquisas em todas as áreas do conhecimento. Podem participar dos editais mestres e doutores residentes em Santa Catarina e vinculados a uma instituição de ensino ou pesquisa com sede no estado. O programa foi um dos primeiros a ser instituído na FAPESC, em 2001.