O SESI/SC foi uma das empresas vencedoras do prêmio Empresa Cidadã 2011, concedido pela ADVB/SC. A entidade, reconhecida pela segunda vez consecutiva, concorreu na categoria Participação Comunitária com o case do programa SESI Atleta do Futuro. A iniciativa homenageia as empresas catarinenses que fazem da responsabilidade social o seu melhor exemplo, produto e resultado.

O programa SESI Atleta do Futuro estimula o hábito da prática esportiva em crianças e jovens de 6 a 17 anos. O projeto trabalha a educação em seu sentido mais amplo e utiliza o esporte como principal ferramenta no processo de inclusão social. As atividades funcionam em Centros Esportivos do SESI, associações recreativas de empresas ou em espaços públicos. As crianças e adolescentes podem praticar variadas modalidades esportivas como ginástica rítmica e olímpica, atletismo, tênis de mesa e campo, natação, judô, xadrez e esportes coletivos. Os encontros são realizados, em média, duas vezes por semana, em opções de turmas que são oferecidas de segunda a sexta-feira, nos períodos da manhã ou da tarde.

Dentro de cada atividade, os professores ainda desenvolvem os valores do esporte com temas como ética, superação, respeito, saúde e autoestima. Os temas transversais são desenvolvidos de acordo a realidade de cada comunidade, contribuindo, assim, para que o aluno se conheça, explore e analise as diversidades, problemáticas e situações atuais do seu próprio meio.

Para o superintendente do SESI/SC, Hermes Tomedi, “as indústrias que abraçam o projeto têm a chance de promover ações de Investimento Social junto à família do trabalhador e comunidade do próprio entorno”. Em Santa Catarina o Atleta do Futuro é apoiado por 38 indústrias e já atende mais de 22 mil crianças nas cidades de Florianópolis, Tijucas, São José, Jaraguá do Sul, Corupá, Massaranduba, Joinville, São Bento do Sul, Canoinhas, Pomerode, Blumenau, Timbó, Gaspar, Brusque, Itajaí, Rio do Sul, São Cristóvão do Sul, Lages, Fraiburgo, Videira, Caçador, Irani, Ponte Serrada, Concórdia, Xaxim, Chapecó, Criciúma, Tubarão, São Ludgero, Forquilhinha e Nova Veneza. Mais de cem profissionais são mantidos pelo SESI/SC para desenvolver as atividades do programa em todo o estado.

O prêmio

Quarenta e cinco companhias com projetos relacionados às áreas de preservação ambiental, participação comunitária e desenvolvimento cultural, inscreveram seus trabalhos na premiação apontando os objetivos do projeto, as estratégias utilizadas para atingi-los, a forma como foi realizada a execução e implementação do trabalho e quais os resultados obtidos.

Todos os cases inscritos foram avaliados por uma comissão julgadora, indicada pela ADVB/SC, entre os dias 10 e 20 de junho, com base na relevância social e comunitária da iniciativa; originalidade e correção das estratégias; eficácia na execução do trabalho; e resultados obtidos, com relação ao grau de benefício social e comunitário alcançado pelo projeto. E, diferente dos anos anteriores quando apenas quinze cases eram premiados, este ano a ADVB/SC optou por premiar dezesseis trabalhos, tendo em vista que o 14º, 15º e 16º colocados obtiveram a mesma nota. A solenidade de premiação com entrega de troféu e certificado aos vencedores acontece no dia 21 de julho, no SESC/Cacupé, em Florianópolis.

Miriane Campos
Assessoria de Imprensa do Sistema FIESC
48 3231-4671 / 48 8421-4224
mirianemc@fiescnet.com.br