Fundação CERTI será homenageada em sessão especial da ALESC

No dia 26 de novembro, a Fundação CERTI (Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras) será homenageada pela passagem de seus 28 anos em sessão especial da Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina, proposta pelo deputado Jailson Lima. Reconhecida pela sua atuação na área de tecnologia e inovação, a Fundação CERTI é uma organização de pesquisa e desenvolvimento, que fornece soluções para os setores empresariais e governamentais. Foi a responsável pelo desenvolvimento de vários produtos de automação industrial, bancária, comercial, bem como pelos protótipos para fabricação da urna eletrônica e do simulador veicular, recentemente apresentado no 27º Salão do Automóvel.

Na sessão, serão homenageadas treze pessoas que se destacam pela atuação e apoio ao setor de tecnologia. Dentre elas, há ex-colaboradores da CERTI, que promoveram iniciativas relevantes para o desenvolvimento tecnológico e da inovação no Estado e no País, como Álvaro Prata, secretário de Desenvolvimento Tecnológico do MCTI, Carlos Roberto de Rolt, ex-secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável, Guilherme Stark Bernard, presidente da ACATE (Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia) e diretor da empresa Reason, Marcelo Ferreira Guimarães, presidente da Sabia, instalada no Sapiens Parque.

Sobre a Fundação CERTI

A Fundação CERTI presta serviços científicos e tecnológicos e desenvolve produtos, sistemas e processos, aliando suas competências em áreas estruturadas por meio de Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras, que trabalham em sinergia e cooperação com entidades parceiras do país e do exterior.  Atualmente, são oito centros de referência nas áreas de: Convergência Digital, Mecatrônica, Metrologia e Instrumentação, Farmacologia, Produção Cooperada, Empreendedorismo Inovador e na gestão de incubadora de empresas de base tecnológica, como o CELTA (Centro Empresarial para Laboração de Tecnologias Avançadas), iniciativa pioneira no país. A partir de janeiro de 2013, entram em operação dois novos centros nas áreas de Economia Verde e Energia Sustentável.

A CERTI foi fundada em 31 de outubro de 1984, a partir do Laboratório de Metrologia do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina, na época denominada Centro Regional de Tecnologia em Informática (Certi) e dedicada à pesquisa, ao desenvolvimento de produtos e processos, e aos serviços tecnológicos em automação industrial. “A CERTI nasceu direcionada para a pesquisa tecnológica aplicada, num contexto em que o Brasil demandava saltos de qualidade, produtividade e inovações,  especialmente no campo da informática e de outras tecnologias de ponta”, explica o Carlos Alberto Schneider, superintendente geral da Fundação.

Os primeiros clientes eram grandes empresas sediadas em São Paulo e na região norte de Santa Catarina. Pensando em fomentar parcerias locais e consolidar um setor econômico promissor na capital catarinense, que aproveitasse os talentos e os conhecimentos gerados pela UFSC, a CERTI criou em 1986 a Incubadora Empresarial Tecnológica, que depois passou a se chamar Centro Empresarial para Laboração de Tecnologias Avançadas (CELTA). O CELTA tornou-se a primeira incubadora de sucesso no Brasil, colaborando significativamente para o empreendedorismo inovador no estado. A CERTI também estabeleceu Institutos Tecnológicos em Manaus e em Brasília.

Entre os principais produtos e projetos desenvolvidos pela Fundação, citam-se os terminais de automação bancária da PROCOMP, impressora fiscal da Bematech, o codificador para TV Digital e, mais recentemente, a luminária OLED – ambos para a Philips. Em relação a projetos desenvolvidos para o governo, destacam-se o projetor ProInfo para o Ministério da Educação e as especificações para o modelo brasileiro de simulador veicular para o Denatran.

Fonte:
Andréia Seganfredo