Colegiado se reúne em 1º de setembro para debater gestão

Diferente dos dois encontros anteriores, em que o foco foi a prestação de contas, a próxima reunião de colegiado do Governo será para debater a gestão pública e a eficiência do Estado. O próximo evento está marcado para sábado, 1º de setembro, na Pousada do Sesc, em Lages. Os assuntos principais do encontro, definidos pelo governador Raimundo Colombo, serão sobre o uso de imóveis do Governo e os projetos das secretarias setoriais finalísticas até março de 2013.  “A troca de ideias é benéfica para todos os gestores”, afirma o governador.

A reunião será dividida em duas partes. Na primeira, as secretarias de desenvolvimento regional (SDRs) terão que apresentar os dados sobre como estão alocados os imóveis públicos da administração estadual em cada região. Os gestores regionais vão levar dados divididos por cidade; área (Educação, Segurança, Procuradoria, Fazenda); o tipo (escola, unidade policial, posto de saúde); endereço e a condição (alugado, próprio, cedido). ?Os gestores regionais também darão sugestões para otimizar a utilização dos espaços e facilitar a integração dos órgãos?, afirma o secretário da Casa Civil, Derly Massaud de Anunciação.

Os dados recolhidos durante a reunião serão utilizados nos estudos do Grupo de Referência/Logística, que faz parte do Modelo de Gestão Estratégica. O grupo, que está sob o comando da Secretaria de Planejamento, fará estudos sobre a melhor utilização dos espaços públicos, focando também na economia. “Temos situações que se ocupassem o mesmo espaço, dariam mais retorno ao cidadão e menos custo ao Estado. Se dois órgãos utilizarem o mesmo prédio, por exemplo, ao serem vizinhos, reduz-se o custo de água, luz, vigilância etc”, explica o secretário de Planejamento, Filipe Mello.

A segunda parte do evento será destinada às secretarias setoriais finalísticas. Os gestores da Agricultura e Pesca, da Assistência Social, da Defesa Civil, do Desenvolvimento Econômico Sustentável, da Educação, da Infraestrutura, da Justiça e Cidadania, da Saúde, da Segurança Pública e do Turismo, Cultura e Esporte, além do Deter e da Udesc, apresentarão os projetos e obras de cada pasta que serão entregues ou licitadas até março de 2013.