Herbário da Udesc Lages tem mais de seis mil espécies de plantas

O Herbário Lages (Lusc), do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), ultrapassou a marca dos seis mil exemplares de plantas catalogadas. Cerca de 80% da coleção é composta por espécies encontradas na Região Sul do País.

cav udesc herbario
Foto: Silvia Cristina

Todo o acervo está cadastrado em um banco de dados virtual, que integra o Index Herbariorum, um diretório que engloba informações dos principais herbários públicos do mundo, gerenciado pelo Jardim Botânico de Nova York, nos Estados Unidos. Inaugurado em 2011, o Lusc também faz parte da Rede Brasileira de Herbários e do Herbário Virtual da Flora e dos Fungos do Brasil.

A ampliação do acervo é feita principalmente pelos estudantes dos cursos de Agronomia e de Engenharia Florestal da Udesc Lages, ligados a projetos de pesquisa, de ensino e de extensão. “Eles selecionam e trazem as plantas. Outros herbários nacionais também já nos doaram centenas de espécimes”, conta a coordenadora do Lusc, Roseli Bortoluzzi.

A partir de agosto, toda a coleção do herbário será escaneada e as imagens digitalizadas também farão parte do catálogo virtual. “O cadastro virtual das plantas facilita o trabalho dos botânicos e é uma fonte de informação sobre a diversidade da flora que existe principalmente na Região Serrana de Santa Catarina”, afirma Roseli.

Como funciona – Quando chegam ao herbário da Udesc Lages, as plantas passam por um processo de desidratação e, em seguida, são armazenadas em pastas que permanecem guardadas em armários de aço. Para a conservação, a temperatura deve ser mantida entre 16º C e 18º C.

As coleções botânicas depositadas em herbários são fundamentais para o estudo da biodiversidade, pois documentam a flora de uma determinada região.

Além de atender a estudantes de graduação e de pós-graduação da Udesc Lages, bem como a pesquisadores de diferentes instituições de pesquisa, o herbário também é aberto às escolas e ao público em geral para visitação, mediante agendamento.

Fonte: Centro de Ciências Agroveterinárias – UDESC

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support