Quer saber como foram usados recursos públicos na área da saúde? Basta comparecer ao Seminário de Avaliação do Programa de Pesquisa para o SUS que inicia quinta-feira (28), no Edifício INOVA@SC, no ParqTec Alfa que fica na Rodovia SC 401, em Florianópolis.
Durante 2 dias, serão resumidas as conclusões de 28 estudos, 15 deles feitos na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). É o caso do trabalho sobre procedimentos terapêuticos que utilizam células tronco mesenquimais em casos de AVC (Acidente Vascular Cerebral). As conclusões da equipe coordenada pelo Prof. Márcio Alvarez da Silva vão anunciar suas conclusões às 9h30 de quinta. Às 10h, a Professora Andréa Gonçalves Trentin fala sobre o uso de outro tipo de células tronco para tratamento de queimaduras no âmbito do SUS.
Os demais pesquisadores também terão meia hora para resumir seus resultados entre 9h e 19h dos dias 28 e 29 de junho. O seminário terá participação de técnicos do Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, que financia o PPSUS (Programa de Pesquisa para Sistema único de Saúde), junto com a SES/SC (Secretaria de Estado da Saúde) e Fapesc. Entre as instituições que receberam recursos por meio da Chamada Pública 004/2009 estão a Unisul (Universidade do Sul de Catarina), Furb (Universidade Regional de Blumenau), Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina), Univali (Universidade do Vale do Itajaí), Unoesc (Universidade do Oeste de Santa Catarina) e Hemosc (Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina).
Para saber mais, fale com Fernanda Beduschi Antoniolli,
fone 3215-1218, e-mail fernanda@fapesc.sc.gov.br.