Seminário Nacional de Inovação começa em Tubarão

Ciência, tecnologia e inovação: eixo para o desenvolvimento econômico. Este é o tema da conferência de abertura do II Seminário Nacional de Inovação, nesta quinta-feira, dia 26. A palestrante é a secretária adjunta de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência e Tecnologia, Ana Lúcia Vitale Torkomian.

A palestra será à noite, mas a programação do evento começa já pela manhã, com conferências, mesas redondas, almoços de negócios e debates em torno do tema inovação como estratégia para a competitividade e alavanca para o desenvolvimento.

Uma das novidades da programação deste ano é a extensão do conceito de inovação para o terreno social, evidenciando que ela pode ocorrer também na forma de organização de um espaço ou setor. Um exemplo é a AGRECO, a Associação dos Agricultores Ecológicos das Encostas da Serra Geral. Ela reúne produtores que resolveram investir no selo orgânico como diferencial. O tema será tratado particularmente na palestra que encerra o seminário, sexta-feira à noite, “Desenvolvimento Territorial e Educação”, com o professor Wilson Schmidt, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Outro destaque da programação é o lançamento do Prêmio Sul Catarinense em Ciência, Tecnologia e Inovação, que acontecerá na sexta-feira, no horário das 12h. O lançamento ocorrerá junto com a homenagem ao professor Antônio Diomário de Queiroz como Destaque Catarinense em Ciência, Tecnologia e Inovação.

Outras mesas redondas, debates e almoços de negócios vão reunir os três lados do tripé da inovação: as universidades que desenvolvem pesquisas, os agentes financiadores e o setor produtivo, que pode se beneficiar das inovações para ganhar espaço e competitividade no mercado.

O evento ocorre junto com a programação da Feira da Indústria e do Comércio de Tubarão (Feincos), numa parceria da Unisul com a Prefeitura Municipal de Tubarão, AMUREL, ACIT, CDL, SINDLOJAS, AMPE, AJET, ATEC, SEBRAE e, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina – FAPESC.

………………………………………………………….

Beth Karam