Projeto de capacitação em informática forma 548 alunos em Florianópolis

Nesta terça-feira, dia 26 de abril, 548 estudantes de escolas públicas de Florianópolis receberão certificados Microsoft pela conclusão dos cursos Aluno Monitor e Desafio Digital, voltados para a área de informática e tecnologia da informação. Os cursos foram oferecidos de forma gratuita pela Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável, e pela Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE), em parceria com a Microsoft Educação. Novas turmas serão formadas nos próximos meses. A formatura começa às 19h30, no Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), no Centro de Florianópolis.

Os cursos Aluno Monitor e Desafio Digital, oferecidos totalmente on-line, têm como objetivo identificar jovens talentos com potencial para o setor tecnológico, oferecendo-lhes oportunidade de formação em informática básica e capacitação técnica profissional. “O programa promove a inclusão digital e prepara o jovem para aproveitar e competir pelas oportunidades de trabalho qualificado. Os certificados serão emitidos pela Microsoft, em um programa de grande credibilidade”, destaca o Secretário Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável de Florianópolis, Carlos Roberto De Rolt. O desenvolvimento de talentos para a Capital da Inovação é uma das diretrizes principais da Secretaria.

Segundo o vice-presidente da ACATE e coordenador de projetos na área de capacitação da entidade, Moacir Antônio Marafon, a iniciativa realizada em parceria com a Prefeitura integra os esforços da entidade em buscar despertar o interesse dos jovens de Florianópolis no segmento de tecnologia. “Nosso setor tem crescido sensivelmente nos últimos anos e precisamos ampliar as oportunidades para que jovens possam seguir carreira nas nossas empresas. Acreditamos ser necessária a formação básica de um grande número de profissionais, por meio de projetos como o Aluno Monitor e que muitos sigam a carreira galgando cursos de graduação e especialização, uma vez que as oportunidades de emprego no setor tecnologia são promissoras”, explica Marafon.

Durante a cerimônia, também serão entregues os certificados Microsoft para os funcionários da Prefeitura de Florianópolis que concluíram o curso de informática básica Saber Digital. O curso para servidores municipais está com inscrições abertas para uma nova turma até o dia 31 de maio. Já os estudantes que concluíram o Aluno Monitor na primeira turma, podem se inscrever para o Desafio Digital. Em breve, também serão abertas as inscrições para uma nova turma do Aluno Monitor.

Parcerias
A iniciativa integra o projeto Capital da Inovação. O projeto também conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, Comitê para Democratização da Informática de Santa Catarina (CDI-SC), Fundação Mauricio Sirotsky Sobrinho (FMSS) e Instituto Voluntários em Ação (IVA).