Luis Fernandes é empossado como presidente da Finep

O cientista político Luis Manuel Rebelo Fernandes tomou posse nesta segunda-feira, 23/3, como o novo presidente da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos), em cerimônia na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). Fernandes, que já ocupara a presidência da financiadora entre 2007 e 2011, sucede ao professor Glauco Arbix no cargo. “É com muita alegria que retorno à FINEP, instituição que cumpre função central e insubstituível na promoção da inovação e do desenvolvimento científico e tecnológico nacional”, afirmou.

Estiveram presentes no evento o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Aldo Rebelo, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, além dos ex-ministros do MCTI Roberto Amaral e Marco Antonio Raupp, do presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira. Sergio Gargioni, presidente da FAPESC (Fundação de Amparo à pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) e do CONFAP (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa) também prestigiou o novo presidente da FINEP. Cerca de 750 pessoas acompanharam a posse.

posse na finep

Entre os desafios destacados por Luis Fernandes estão consolidar e ampliar o patamar de operações de crédito alcançado com o PSI Inovação, garantindo fontes alternativas e regulares de captação; concluir o processo de reconhecimento da FINEP como instituição financeira pelo Banco Central – na modalidade Agência de Fomento –; e recompor a capacidade de investimento do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). “É fundamental preservarmos o amplo perfil de atuação da Finep, de operar programas e instrumentos em toda a cadeia de geração de conhecimentos e em toda a cadeia da inovação, com foco em ações estratégicas, estruturantes e de impacto para o desenvolvimento do Brasil”, frisou. “Não há no País ou no mundo instituição que opere instrumentos e mecanismos tão abrangentes no fomento da pesquisa científica e tecnológica e na promoção da inovação, indo dos investimentos em infraestrutura e projetos de pesquisa das ICT’s à concessão de crédito para P&D nas empresas, passando pela subvenção econômica e o apoio a empresas inovadoras nascentes”.

Segundo Luis Fernandes, a capacidade do FNDCT foi atrofiada pela perda da arrecadação do CT Petro, pela reintrodução de limites restritivos de execução e pela concorrência com programas orçamentários regulares da administração direta. De acordo com Aldo Rebelo, o ministério está trabalhando na rediscussão das fontes de recursos para Ciência e Tecnologia, que depende da regulamentação do Fundo Social do pré-sal: “Esperamos que parte dos 50% restantes do fundo seja destinada à inovação”.

Conselho de ex-presidentes

Luis Fernandes propôs ainda a criação de um conselho composto por todos os ex-presidentes da financiadora. “O objetivo será a troca de experiências e ideias para ajudar a FINEP a trilhar os melhores caminhos no futuro. Sugiro também que o nome desse conselho seja José Pelúcio Ferreira, o primeiro presidente da história da empresa”.

Sobre Luis Fernandes

Nascido em 1958, Luis Fernandes é graduado em Relações Internacionais pela Georgetown University, mestre e doutor em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro – IUPERJ. Também é professor do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e professor adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Como gestor público, exerceu as funções de Secretário Executivo do Ministério do Esporte (de 2012 a 2015) e Coordenador do Grupo Executivo da Copa do Mundo 2014 (GECOPA), Presidente da Finep (de 2007 a 2011), Secretário Executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia (de 2004 a 2007) e Diretor Científico da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – FAPERJ (de 1999 a 2002).

Fonte: FINEP, com adaptações