Fapesc aprova projetos e Unisul é destaque

Com oito projetos de pesquisa aprovados, a Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) foi a segunda universidade do Estado que mais aprovou projetos no Edital Universal da Fapesc – Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina. Com este resultado, a Unisul ficou à frente de todas as universidades do Sistema Acafe (que, em Santa Catarina, reúne as universitárias comunitárias, criadas com a participação do poder público) e também da universidade estadual.

Com mais projetos aprovados, entre as universidades, apenas a instituição federal.

Para o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, professor Mauri Heerdt, o resultado “é um indicador de que a estratégia da universidade, de eleger a pesquisa e a inovação como seus pilares principais está no caminho da consolidação”, ressalta o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, professor Mauri Heerdt.

O pró-reitor se refere a ações que, nos últimos anos, foram sendo paulatinamente tomadas para consolidar a atividade científica como parte inseparável do ensino e da extensão, incentivando alunos a participarem de programas de incentivo à iniciação científica, além do apoio aos professores-pesquisadores, com a implantação do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da Unisul (Agetec), que apoia os pesquisadores no desenvolvimento de projetos encaminhados aos órgãos de fomento nacionais e internacionais e também ao setor privado.

“A Agetec apoia a elaboração de projetos, auxilia na busca de fomento, na gestão de projetos. Isso tudo dá mais segurança ao pesquisador e deixa-o mais livre para se dedicar ao que realmente é o seu trabalho: desenvolver as pesquisas. Tudo isso é estímulo aos pesquisadores e, pelo visto, o resultado começa a aparecer”, comemora o diretor da Agetec, professor Paulo Roberto Boff.

Fonte: Assessoria de Comunicação Unisul