Sua ideia para atacar grandes vilões da saúde global vale 100 mil dólares

Esse é o financiamento que a Fundação Bill & Melinda Gates vai oferecer a projetos inovadores que incentivem a busca a serviços de saúde, proponham uma camisinha de última geração e combatam um dos maiores assassinos de crianças no mundo: a diarreia

Candidatos têm até 12 de novembro para enviar propostas ao Grand Challenges Explorations (GCE)

Sua solução para os maiores desafios mundiais em saúde, agricultura e desenvolvimento vale 100 mil dólares e cabe em duas páginas de papel. Basta provar nessas duas folhas que sua ideia tem potencial para melhorar a vida de milhares de pessoas para concorrer ao financiamento oferecido pela Fundação Bill & Melinda Gates em parceria com as Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) de 17 estados brasileiros. O Grand Challenges Explorations (GCE) é um programa de financiamento que busca propostas inovadoras e de impacto para combater problemas globais de desenvolvimento. Os participantes selecionados recebem 100 mil dólares para colocar seu projeto em prática. Se ele for bem-sucedido, é possível concorrer a um financiamento adicional de até 1 milhão de dólares.

Desde 2011, a Fundação Bill & Melinda Gates mantém uma parceria com Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) de 17 estados brasileiros. Pelo acordo, os pesquisadores brasileiros destes estados que forem contemplados no GCE recebem um financiamento adicional de 50 mil a 100 mil dólares por projeto.

O programa realiza duas chamadas por ano e premia cerca de 60 projetos por rodada. A 12ª edição está com inscrições abertas até 12 de novembro a estudantes, pesquisadores e empreendedores de diversas áreas e busca projetos inovadores para os cinco desafios abaixo:

Para uma descrição completa dos 5 tópicos em português, clique aqui.

Veja o vídeo do Grand Challenges Explorations em português para mais detalhes sobre o programa.

Projetos brasileiros já premiados

Mais de 850 pesquisadores em 50 países fazem parte desse time de inovadores financiados pela Fundação Bill & Melinda Gates desde 2008. Há três brasileiros no grupo. É o caso do engenheiro mecânico Antônio Ávila, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O prêmio o estimulou a tirar do papel um projeto capaz de transformar esgoto doméstico em uma inusitada solução biodegradável. Formada por tijolos que se parecem com peças de Lego e se decompõem no meio ambiente, a fossa sanitária que ele criou se degrada quando está cheia e permite a reutilização do solo para agricultura. “Ter um projeto aprovado no Grand Challenges Explorations mudou minha carreira”, diz Ávila. “O prêmio me trouxe uma visibilidade enorme e transformou minha maneira de fazer pesquisas porque passei a pensá-las como inovações para problemas socioambientais concretos.” A ideia de Ávila saiu do laboratório e ganhou as ruas de Belo Horizonte. O cientista está ensinando alunos de uma escola pública da capital mineira a fazer os tijolos ecológicos que ele criou para o GCE.

Leia aqui um resumo de outros projetos premiados.

Para fazer parte desse time de inovadores, basta seguir as instruções abaixo.

Quem pode participar

A Fundação Bill & Melinda Gates acredita que boas ideias para desafios globais podem vir de qualquer indivíduo. Por isso, o programa NÃO exige do candidato qualquer titulação acadêmica, mas seleciona projetos com base em sua solidez e potencial de inovação. O GCE está aberto a estudantes e cientistas de todas as áreas. Empreendedores sociais, da iniciativa privada e de ONGs também podem concorrer.

Como se inscrever:

1. Leia cuidadosamente os desafios propostos: é muito importante certificar-se de que seu projeto se encaixa perfeitamente nos tópicos. Propostas fora dos temas não serão consideradas.

2.     Faça o download do formulário de inscrição: todas as propostas devem ser preenchidas online e em inglês. Dados preliminares não são exigidos. Prove em duas páginas que sua ideia é inovadora, os impactos que ela pode gerar e como será aplicada. Clique aqui para acessar dicas de como preencher a proposta.

3.     Crie uma conta, inscreva um desafio e envie sua proposta: para inscrever e enviar seu projeto, é preciso criar uma conta do GCE em:https://gce.gatesfoundation.org

Confira aqui os critérios envolvidos na escolha das propostas e tire outras dúvidas sobre o programa na sessão FA
.

Não tem nenhuma pesquisa que se encaixe nos tópicos propostos desta rodada? Inscreva-se aqui para receber avisos sobre o lançamento de novos desafios e concorrer nas próximas edições.