Estação Experimental da Epagri Itajaí comemora 35 anos

Desde o dia 20, até o próximo 28, a Estação Experimental de Itajaí programou uma série de atividades para comemorar os 35 anos dedicados à pesquisa agropecuária catarinense. Estarão acontecendo na Estação desde homenagem a funcionários, show de talentos e exposição de produtos e serviços, até visitas guiadas para escolares e sociedade organizada, oficinas técnicas, um Dia de Campo e a solenidade oficial, com a presença de autoridades municipais, estaduais e federais, quando será lançado o livro que conta sua história.

“Estaremos aproveitando o evento comemorativo da EEItajaí para difundir os principais resultados obtidos pela pesquisa, especialmente os impactos sociais, ambientais e econômicos derivados das inovações e tecnologias geradas e/ou adaptadas ao longo desses anos”, informa o chefe da Estação Experimetal da Epagri de Itajaí, José Alberto Noldin.

A EEI trabalha quatro grandes projetos, que são: arroz irrigado, fruticultura de clima tropical, flora atlântica e horticultura e os resultados obtidos com a pesquisa mudaram o mapa econômico do estado. Entre outros feitos, SC é o segundo produtor nacional de arroz irrigado com a mais alta produtividade média por hectare, é o maior exportador de bananas desde 1998, é o primeiro estado brasileiro a realizar um inventário socioambiental, florístico e florestal e investe fortemente na sustentabilidade da agricultura.

Arroz Irrigado
Graças às pesquisas desenvolvidas pela EEI, Santa Catarina é o segundo produtor nacional, com produtividade média de 7.000 quilos por hectare, a segunda maior do Brasil – um aumento de mais de 300% em relação às produtividades catarinenses de arroz irrigado na década de 70 que eram menores que 2 mil quilos/ha. Em Santa Catarina, o arroz é cultivado em mais de 12 mil propriedades agrícolas com a participação efetiva de 8 mil produtores rurais que atuam na atividade principalmente na forma de exploração familiar. O estado de SC também é reconhecido por produzir a melhor semente de arroz irrigado do Brasil. A EEI já desenvolveu 16 variedades do produto.

Fruticultura de clima tropical
Desde 1998 SC é o primeiro exportador de banana, pela qualidade do produto, obtida através de técnicas de manejo e transporte em pós-colheita e com a implantação do sistema de processamento e embalagem em linha em “packing house” (galpão de beneficiamento). A preocupação ambiental, grande prioridade da Epagri, viabilizou trabalhos de pesquisa e extensão que permitiram o controle biológico da broca-da-bananeira, a redução no uso de herbicidas, inseticidas, fungicidas e nematicidas no cultivo. Vale destacar que a Epagri é pioneira no trabalho desenvolvido em Produção Integrada de Bananas, processo que envolve toda a cadeia produtiva e cujo foco é a produção de uma laimento seguro, livre de contaminantes que preserve o ambiente e a responsabilidade social.

Quanto às frutas cítricas, o foco principal dos trabalhos iniciados em 1976 na EEI, tem sido introduzir, avaliar e selecionar variedades mais produtivas e mais resistentes a doenças e pragas. É um trabalho de longo prazo, mas vale lembrar que utilizar mudas com boa qualidade genética e sanitária é a forma mais econômica de se combater as doenças, além de ser a única alternativa para o sucesso técnico e econômico da fruticultura. Atualmente a EEI possui a terceira maior coleção de citros do País, contando com mais de 350 variedades.

Flora Atlântica
O Programa Flora Catarinense nasceu na EEI em 2008 constituindo-se, portanto, no mais jovem grupo de pesquisa desta unidade da Epagri. A idéia da sua criação surgiu da preocupação da sociedade com as questões ambientais e da necessidade de adequação do setor agrícola estadual a tecnologias mais limpas e sustentáveis. Um de seus primeiros trabalhos foi a realização do levantamento socioambiental, florístico e florestal, que já está finalizado. SC é o primeiro estado do Brasil a realizar um levantamento desse porte e os resultados serão apresentados no Dia de Campo.

Os pesquisadores deste projeto, que trabalham também no desenvolvimento de plantas bioativas, vão contar as novidades no setor. Uma delas é a erva do sal, descoberta por uma produtora do município de Canelinha, um verdadeiro achado para os hipertensos, já que possui baixo teor de sódio e alta concentração de potássio. Com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), a expectativa é que brevemente esta erva poderá ser disponibilizada para a população. Tupinambor e ora-pro-nobis são outras espécies pesquisadas na EEI e que já vem sendo utilizadas na alimentação funcional em SC.

Horticultura
Os pesquisadores do programa de hortaliças da EEI têm como foco principal de trabalho o desenvolvimento de tecnologia para o sistema orgânico de produção em abrigos de cultivo e a campo. Este sistema propicia a qualidade e a competitividade das hortaliças além da sustentabilidade da produção olerícola.
Entre os conhecimentos disponíveis para apoiar este sistema de produção destacam-se a obtenção de diferenciados compostos orgânicos para uso na nutrição das plantas, aplicação e manejo de irrigação por gotejamento de água da chuva que, além do aspecto econômico, garante água livre de contaminantes e o controle de doenças das plantas por meio do manejo do cultivo e do ambiente, entre outros.

Mais informações: Márcia Corrêa Sampaio/Epagri/Florianópolis, no telefone: (48 – 3239-5503), celular: (48 – 9602-0989), e-mail: marcias@epagri.sc.gov.br.

Fonte: EPAGRI