Laguna recebe pesquisadores do Sul e Sudeste em Simpósio sobre Pesca

Começa nesta segunda-feira (25) o II Simpesca (Simpósio Sul-Sudeste em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca), na UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina) de Laguna.  O evento será realizado com apoio da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) por meio do edital PROEVENTOS, que financia a realização de eventos científicos em todo o estado. O simpósio vai até dia 29 de maio e sua programação pode ser consultada aqui

Com o tema Desafios e Perspectivas para a Cadeia Produtiva do Pescado, o Simpesca irá discutir os gargalos técnico-científicos dos setores de pesca e aquicultura, como o manejo para a produção de pescado e a eficiência da tecnologia para melhor aproveitamento dos recursos, a fim de contribuir com o desenvolvimento do setor.

Simpesca 2015

Questões sobre gestão de recursos hídricos, compreensão dos processos ecológicos e qualidade ambiental também serão tratadas no simpósio, já que possuem estreita relação com a gestão sustentável. “Os principais desafios do setor pesqueiro e aquícola recaem sobre a necessidade de difusão de novas tecnologias e adoção de modelos de gestão que coadunam com os atuais desafios de sustentabilidade”, resume o organizador do evento, Eduardo Gentil.

A programação conta com palestras, minicursos, mesas-redondas e visitas técnicas aos laboratórios do Departamento de Engenharia de Pesca da UDESC, ao Terminal Pesqueiro de Laguna e aos frigoríficos de pescados da região. O Simpesca deve receber cerca de 500 participantes de origens diversas: universidades, institutos de pesquisa, indústrias de pescados, colônias de pescadores, ONGs, sindicatos de pesca e piscicultores. “O Simpesca é um dos poucos eventos regionais que visam congregar a academia e o setor produtivo, enfatizando as perspectivas do setor”, afirma Eduardo.

O primeiro simpósio foi realizado em 2013, no Paraná, com iniciativa da UNIOESTE (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) e surgiu a partir da demanda de associações de piscicultores paranaenses.

Por: Jéssica Trombini – FAPESC