Cadastro de ICTIs catarinenses da FAPESC capta informações sobre competências

25.03.2010

O sistema de cadastro de Instituições de Ciência e Tecnologia do Estado de Santa Catarina (ICTESCs), lançado pela entidade em dezembro de 2009, com o propósito de dinamizar a relação das universidades e instituições com o setor produtivo, aguarda a apresentação de informações de todas as instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação Catarinenses e suas Células de Competências.

Além de cumprir uma exigência determinada pela legislação, o sistema pretende fornecer subsídios para novos investimentos a partir da análise do aspecto econômico do Estado e contribuir para a constituição de parcerias ICTIs – Empresas em projetos e serviços. Com possibilidade de atualizações periódicas, deve reunir um conjunto de dados das instituições públicas e privadas, como universidades, escolas superiores, técnicas e profissionalizantes, centros tecnológicos e de P&D, Instituições gestoras de parques e incubadoras.

O espaço também fica aberto a pesquisadores, permitindo o cadastramento de suas células de competência, de projetos de referência e produtos e serviços ofertados. Para solucionar as dúvidas, o sistema disponibiliza um conjunto de contatos para mais esclarecimentos.

Essa ampla base de informações estará disponível para núcleos de inovação tecnológica, instituições empresariais e público interessado em geral, mas, em especial, para o gerente de inovação, isto é, o responsável pelos novos produtos e processos na empresa.

Neste contexto, o programa foi desenhado para realizar as seguintes operações:
• Registro de dados institucionais da sede e das suas unidades;
• Registro das competências em P&D;
• Sub-registro de Projetos – Referência;
• Sub-registro de produtos e serviços;
• Seleção das instituições inovadoras (palavra-chave e/ou nome da instituição);
• Impressão dos resultados da pesquisa.

Após a entidade submeter sua inscrição ao sistema, a Fapesc faz uma avaliação das informações para validar o credenciamento. A comunicação do resultado do processo é também feita via sistema e a nova ICTI passa a aparecer na lista disponível na página principal, para consulta pelos protagonistas da inovação.

As ICTESC (instituições públicas catarinenses) tem prazo legal para seu cadastramento e para todas as demais, é facultativo. No entanto, é extremamente conveniente o cadastramento em função de dois fatores:

• A FAPESC fará uso dos dados cadastrados para dar suporte à análise de solicitações de fomento.
• O Portal será um importante elemento de marketing da instituição/células de competência.

Faça o cadastramento de sua instituição: www.fapesc.rct-sc.br

Fonte: InovaSC/Apoio MCT, Anpei e FAPESC

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support