SDR de Brusque inicia projeto de prevenção de doenças do coração

Com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina e da Universidade Federal de Santa Catarina (FAPESC), a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR) de Brusque, através da Gerência de Saúde, realiza nesta terça-feira, 25 de fevereiro, a primeira palestra de orientação sobre o projeto “Botuverá de Coração Feliz”.

A palestra é voltada para pais e responsáveis de alunos das escolas da cidade que desejam participar do projeto, e acontece na localidade do Ribeirão do Ouro, às 14 horas. Já na quarta-feira, 26 de fevereiro, os pais podem acompanhar a palestra no Salão Paroquial da Igreja Matriz, no Centro de Botuverá, às 19 horas.

Nas palestras serão oferecidas informações aos pais e responsáveis dos estudantes, que poderão esclarecer dúvidas sobre o “Botuverá de Coração Feliz”. O projeto tem como objetivo realizar pesquisas em prol da prevenção de doenças cardiovasculares na população infantil e adolescente e é realizado pela parceria da SDR de Brusque com a Prefeitura Municipal, e FAPESC.

Os estudantes participantes posteriormente terão o peso, altura, circunferência da cintura, pressão arterial avaliados, bem como será realizada coleta de sangue para a medida laboratorial de importantes parâmetros clínicos, como colesterol e glicose. Os alunos receberão, de forma gratuita, os resultados dos exames laboratoriais (colesterol, HDL, LDL, triglicérides, glicose) além da circunferência da cintura e o índice de massa corporal.

“Fico muito contente com o desenvolvimento desse projeto. Inclusive na época em que fui vereador em Brusque fiz um projeto para que nas escolas municipais as crianças tivessem um acompanhamento semelhante, para incentivar a prevenção dessas doenças desde a infância”, declara o secretário de Desenvolvimento Regional de Brusque, Jones Bosio.

O projeto já foi realizado em Guabiruba e Major Gercino. Em Botuverá é a primeira vez que acontece.

Doenças cardiovasculares

Doença cardiovascular (DCV) é um termo amplo utilizado para várias doenças, sendo as de maior importância o Infarto Agudo do Miocárdio (infarto do coração) e o Acidente Vascular Cerebral (derrame cerebral). A forma mais adequada de combater essas doenças é a prevenção desde cedo, reduzindo os fatores que estão envolvidos como colesterol alto, diabetes, obesidade, pressão alta, entre outros.

Com informações de Diplomata FM

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support