SDR de Brusque inicia projeto de prevenção de doenças do coração

Com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina e da Universidade Federal de Santa Catarina (FAPESC), a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR) de Brusque, através da Gerência de Saúde, realiza nesta terça-feira, 25 de fevereiro, a primeira palestra de orientação sobre o projeto “Botuverá de Coração Feliz”.

A palestra é voltada para pais e responsáveis de alunos das escolas da cidade que desejam participar do projeto, e acontece na localidade do Ribeirão do Ouro, às 14 horas. Já na quarta-feira, 26 de fevereiro, os pais podem acompanhar a palestra no Salão Paroquial da Igreja Matriz, no Centro de Botuverá, às 19 horas.

Nas palestras serão oferecidas informações aos pais e responsáveis dos estudantes, que poderão esclarecer dúvidas sobre o “Botuverá de Coração Feliz”. O projeto tem como objetivo realizar pesquisas em prol da prevenção de doenças cardiovasculares na população infantil e adolescente e é realizado pela parceria da SDR de Brusque com a Prefeitura Municipal, e FAPESC.

Os estudantes participantes posteriormente terão o peso, altura, circunferência da cintura, pressão arterial avaliados, bem como será realizada coleta de sangue para a medida laboratorial de importantes parâmetros clínicos, como colesterol e glicose. Os alunos receberão, de forma gratuita, os resultados dos exames laboratoriais (colesterol, HDL, LDL, triglicérides, glicose) além da circunferência da cintura e o índice de massa corporal.

“Fico muito contente com o desenvolvimento desse projeto. Inclusive na época em que fui vereador em Brusque fiz um projeto para que nas escolas municipais as crianças tivessem um acompanhamento semelhante, para incentivar a prevenção dessas doenças desde a infância”, declara o secretário de Desenvolvimento Regional de Brusque, Jones Bosio.

O projeto já foi realizado em Guabiruba e Major Gercino. Em Botuverá é a primeira vez que acontece.

Doenças cardiovasculares

Doença cardiovascular (DCV) é um termo amplo utilizado para várias doenças, sendo as de maior importância o Infarto Agudo do Miocárdio (infarto do coração) e o Acidente Vascular Cerebral (derrame cerebral). A forma mais adequada de combater essas doenças é a prevenção desde cedo, reduzindo os fatores que estão envolvidos como colesterol alto, diabetes, obesidade, pressão alta, entre outros.

Com informações de Diplomata FM