No encontro, o público teve informações valiosas e ainda não divulgadas acerca de pesquisas tecnológicas e dos cenários da pós-crise 2008-2009, como também importantes temas do planejamento de TI para os próximos anos. Entre eles, as tendências de longo prazo para a organização de TI, as condições econômicas que irão influenciar os executivos de TI e de negócios em 2010 e 2011 e onde os empresários investirão seus futuros orçamentos.
Dentre as principais pautas do encontro estava a inovação de negócios para a área de TI. “O profissional de TI deve ter um olho na área técnica e o outro na área de negócios, e não estamos acostumados a fazer isto ainda”, fala Moacyr Gomes. Ele cita como um importante exemplo a falta de marketing nas ações de TI e adianta uma importante recomendação para as empresas que estão crescendo: “é preciso se expor ao mercado e mostrar os resultados positivos do seu negócio”.
Moacyr Gomes possui ampla experiência na prestação de serviços consultivos e de apoio em problemas complexos enfrentados pela comunidade de executivos de TI. Ele antecipa que serão apresentadas uma série de produtos, serviços e tendências da área de economia e TI, entre elas as tecnologias que estão em voga para os executivos de todo o mundo e as questões estratégicas que os profissionais desta área se preparam para resolver a partir deste ano.
Nova fase – A SUCESU-SC completa 36 anos e a série Cenários 2010 faz parte do novo rol de ações da organização para ampliar sua atuação junto ao setor de TI no Estado. Através do Cenários, a SUCESU-SC promoverá encontros exclusivos entre executivos de empresas de TIC e líderes de instituições ligadas à área com renomados especialistas da economia, da sociedade e da tecnologia no Brasil e no mundo.
Por meio de ações que envolvem governo, empresas, universidades e imprensa, a SUCESU-SC apresenta projetos de vanguarda e uma estrutura inovadora, mais ágil e com novos serviços para os usuários de TI de Santa Catarina.
“A SUCESU-SC entra em uma nova fase em 2010 e sente-se honrada em trazer para Florianópolis o primeiro evento do ano para nossos executivos e gestores de TI. O Gartner é uma importante fonte e um grande parceiro que, ao aceitar a capital de Santa Catarina para a primeira divulgação de seus dados e analise de tendências, confere o importante patamar tecnológico do Estado”, afirma Carlos Eduardo Nascimento, presidente da SUCESU-SC.