Cursos gratuitos na área tecnologia contribuem para superação da falta de mão de obra em SC

O setor de TI está em constante expansão em Santa Catarina, que junto a Pernambuco, Ceará, Bahia e Rio de Janeiro, está entre os cinco estados brasileiros que mais investiram em TI em 2012, segundo estudo da IDC Brasil. Diante do crescimento do setor, a qualificação de mão de obra é um desafio para o desenvolvimento das empresas de TIC no Estado. O mapeamento de RH em Tecnologia da Informação e da Comunicação, realizado pela Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE), indica que até 2015, 11.771 vagas poderão estar abertas para o setor, em todo o Estado.

Para atender a esta demanda, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável, criou em 2011 o programa Geração TEC, que promove a capacitação gratuita de jovens para o setor de TIC e conta com o apoio da ACATE. Neste mês, o programa realizará reuniões de planejamento e mapeamento para os processos seletivos de 2013. Os encontros serão realizados entre os dias 19 e 28 de fevereiro, em 12 cidades: Itajaí;  Blumenau;  Joinville;  São  Bento do Sul; Grande Florianópolis; Jaraguá do Sul; Chapecó; Concórdia; Joaçaba; Lages; Tubarão e Criciúma.

Para o presidente da Associação, Guilherme Bernard, trata-se de uma das iniciativas mais importantes para a formação de recursos humanos no Brasil. “O sucesso das edições anteriores do programa demonstra a necessidade de seguir investindo no desenvolvimento de profissionais qualificados, alavancando a competitividade e a capacidade de inovação das empresas catarinenses”, destaca.

A maior parte das vagas disponíveis em TIC está em pequenas empresas e voltadas à área de software. Só em Florianópolis, as empresas de base tecnológica terão mais de 3,5 mil postos de trabalho em aberto até 2015. Para Bernard, a expansão do programa nesse ano irá beneficiar ainda mais profissionais e impulsionar novos polos de tecnologia do Estado. “Para as empresas, a iniciativa é vital, pois possibilita o crescimento e desenvolvimento de inovações, que geram diferencial competitivo e maior acesso aos mercados”.

Fonte: Larissa Cabral
larissa@dialetto.com.br