CONFAP assina acordo com agência de fomento irlandesa

Sergio Gargioni, presidente do CONFAP (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa), assinou um Memorando de Entendimento no dia 23 de fevereiro com a Fundação Irlandesa de Ciência. A cerimônia aconteceu em Dublin, durante a primeira Semana de Ciência Brasil-Irlanda, que vai até o dia 25 de fevereiro. A partir desta assinatura, outras agências de fomento brasileiras poderão co-assinar o memorando para estabelecer cooperação em pesquisa. Gargioni também preside a FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina). 

Os dois países possuem um perfil bem-estabelecido e respeitado entre a comunidade científica mundial, e estão cada vez mais focados em internacionalizar suas atividades de pesquisa. O memorando de entendimento abre caminho para estreitar relações e identificar novas possibilidades de parceria, importantes no crescente desenvolvimento global da área ao unir pesquisadores, instituições de ensino superior, agências de fomento, representações industriais e representantes políticos.

rbi science week gargioni
Presidente do CONFAP, Sergio Gargioni; Damien English, Ministro de Pesquisa e Inovação; Mark Ferguson, Diretor-Geral da Fundação Irlandesa de Ciência; Alan Harvey, Vice-Presidente de Pesquisa e Inovação da Dublin City University. (Foto: Barry Cronin)

“Estamos felizes em receber os maiores nomes em pesquisa e inovação do Brasil e da Irlanda neste evento”, diz Sarah O´Sullivan, do escritório do RBI (Research Brazil-Ireland) do Rio de Janeiro. Entre eles estavam presentes:

• Ministro de Pesquisa e Inovação da Irlanda, Damien English;
• Embaixador do Brasil na Irlanda, Afonso Jose Sena Cardoso;
• Embaixador da Irlanda no Brasil, Brian Glynn;
• Presidente do CONFAP, Sergio Gargioni;
• Presidente da FAPERJ, Augusto Raupp;
• President da FAPESP, Celso Lafer;
• Diretor geral da Fundação Irlandesa de Ciência, Mark Ferguson.

Até o dia 25, a Semana de Ciência Brasil-Irlanda terá recebido mais de 80 pesquisadores seniores brasileiros, que se reunirão com pesquisadores irlandeses para promover a colaboração internacional.

A RBI é uma iniciativa de cooperação estratégica que traz um consórcio de onze instituições irlandesas e centros de pesquisas para coordenar a aproximação nacional, promover a reputação científica e tecnológica da Irlanda no Brasil e mostrar os atrativos do país como parceiro internacional de pesquisa.

Mantida pela agência estatal de fomento Science Foundation Ireland, a RBI é coordenada pela Universidade da Cidade de Dublin e tem sede no Rio de Janeiro. O programa desenvolve pesquisa e vínculos educacionais nos dois países nas seguintes áreas: Tecnologia da Informação e Comunicação; Ciência Ambiental e Tecnologias; Materiais Avançados e Tecnologias; Biofarmacêutica, Biotecnologia e Saúde; Energia Sustentável e Produção Agrícola.

Por meio do mobility funding, a RBI auxiliou a criação de 13 grupos de trabalho ativos nessas áreas, sendo que cada grupo possui pelo menos duas instituições de ensino superior da Irlanda e pelo menos duas brasileiras em contrapartida. Além disso, diversas colaborações individuais de pesquisas foram apoiadas.

Fonte: Assessoria do CONFAP

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support