Sergio Gargioni, presidente do CONFAP (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa), foi convidado para a cerimônia de abertura do Fórum Mundial de Ciência, domingo, 24 novembro, no Rio de Janeiro (RJ).
O encontro, que vai até dia 27, reunirá tomadores de decisão, representantes da sociedade civil e grandes nomes da área científica brasileira e internacional, como Yuan Tseh Lee e Werner Arber, ganhadores do prêmio Nobel de química e fisiologia/medicina, respectivamente.
Pela primeira vez, o fórum será realizado fora da Europa, e terá como tema “Ciência para o desenvolvimento sustentável global”.
As sessões plenárias do evento terão como tema “Desigualdades como barreiras para a sustentabilidade global”, “Ciência política e governança”, “Integridade da ciência”, “Ciência dos recursos naturais”, “Ciência e o ensino da engenharia” e “O papel fundamental da ciência para a inovação”.
O fórum está sendo organizado pela Academia de Ciências da Hungria, em parceria com a Academia Brasileira de Ciências (ABC), a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o International Council for Science (ICSU), a American Association for the Advancement of Science (AAAS), a Academy of Sciences for the Developing World (TWAS) e o European Academies Science Advisory Council (Easac).
A programação pode ser conferida neste link.
Mais informações sobre o evento no site do encontro (http://www.sciforum.hu)
Fonte: Assessoria de Imprensa da FAPESC, com dados do CGEE