Tecnologia auxilia prefeituras na cobrança dos inadimplentes

Software de gestão pública permite a cobrança dos contribuintes inadimplentes e ajuda no equilíbrio das contas públicas antes do final do ano


Um dos principais desafios do gestor público municipal ao fim de uma gestão ou de um ano fiscal está no fechamento das contas de uma prefeitura. Entre as dificuldades mais comuns está a cobrança de tributos dos contribuintes devedores. Uma das alternativas para auxiliar neste processo tem sido o uso de softwares de gestão das contas públicas aliado com sistemas integrados que através da internet ajudam as prefeituras no fechamento de caixa. A cobrança dos tributos pode ser feita por meio de notificações unificadas, com o detalhamento de todos os débitos do cidadão, sejam eles correntes ou ativos. Prefeituras de todo o país tem conseguido avançar neste processo com o apoio de tecnologias desenvolvidas pela empresa catarinense IPM Sistemas de Gestão Pública.

O sistema desenvolvido funciona na internet e pode ser acessado por dispositivos móveis como tablets e smartphones, além de computadores, com acesso à internet. Tecnologias que auxiliam as prefeituras, principalmente no período de término dos mandatos municipais, organizando de forma simples e rápida o inventário patrimonial atualizado e realizando a captação de recursos junto aos cidadãos inadimplentes.

O sistema é configurado no sistema tributário e permite a geração de documentos formais para a cobrança, em rotina legal, acompanhados de boleto bancário. Com o boleto em mãos o cidadão pode quitar suas dívidas e começar o ano sem débitos. “Em linhas gerais espera-se que 10 a 15% dos inadimplentes quitem seus tributos com a efetiva cobrança administrativa, índice alcançado em outras ações desta natureza. A maioria dos Municípios não conta com uma boa estrutura para cobrar dos inadimplentes, iniciativa que agora está sendo apoiada e incentivada pela IPM. Os contribuintes são beneficiados se pagarem seus débitos adminsitrativamente, evitando para si custos judiciais, honorários advocatícios e outros aborrecimentos. Os administradores são obrigados, por força de Lei, a inscrever débitos não pagos em dívida ativa e proceder a cobrança judicial”, explica Aldo Luiz Mees, diretor da IPM.

Sobre a IPM

A IPM Sistemas de Gestão Pública atua desde 1996 no desenvolvimento de soluções para informatização de prefeituras e órgãos públicos. Com sede em Florianópolis, fábrica de software em Rio do Sul (SC) e filial em Cascavel (PR), atualmente ela conta com mais de 200 profissionais de tecnologia e consultores em gestão pública. A IPM é uma das cinco empresas do Brasil a ter o selo de qualidade do Programa Nacional de Apoio a Modernização Fiscal e Administrativa em Órgãos Públicos, o PNAFM. Além disso, é a única do Alto Vale do Itajaí a conquistar o MPS.BR, uma certificação que atesta a qualidade e a maturidade do seu software. O Modelo está em conformidade com as Normas Internacionais ISO/IEC 12207 e ISO/IEC 15504.

Fonte: Dialetto Comunicação Estratégica

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