Acordo firmado em Londres sela colaboração com Academias do Reino Unido

A Embaixada do Brasil em Londres sediou no dia 23 de setembro a assinatura do Memorando de Entendimento entre Academias do Reino Unido (UK Academies), CONFAP (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa) e FAPs (Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa). O documento formaliza o mais novo edital de chamada pública no âmbito do Newton Fund, fundo de apoio à ciência e inovação do governo britânico que terá contrapartida brasileira.

O CONFAP vai colaborar para a implementação do memorando, cujo objetivo é apoiar a capacidade de pesquisa no Brasil, para seu crescimento sustentável a longo prazo.  Cada FAP pode firmar outros acordos bilaterais ou multilaterais, conforme necessidades regionais que possam ser atendidas mediante cooperação internacional. Mario Neto, presidente da FAPEMIG (Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Minas Gerais), já assinou o Memorando na terça-feira, e as demais Fundações devem firmar o acordo nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, durante o Fórum Nacional do CONFAP em Campina Grande (PB).

A Sociedade Real (Royal Society), a Academia Britânica (British Academy) e a Academia de Ciências Médicas (Academy of Medical Sciences) – também conhecidas como UK Academies – oferecerão a pesquisadores brasileiros bolsas de pós-doutorado de até 2 anos no Reino Unido, para desenvolver estudos nas áreas de Ciência Natural, Engenharia, Ciências Sociais e Humanidades. Além de bolsas (Newton International Fellowships e Newton Advanced Fellowships), haverá outro tipo de apoio (Mobility Grant). Os candidatos do Brasil devem ter vínculo empregatício com uma instituição neste país e um coproponente no Reino Unido.

Aos pesquisadores britânicos, as FAPs participantes oferecerão bolsas de pós-doutorado de 6 a 36 meses no Brasil. As duas modalidades de bolsas oferecidas aos pesquisadores brasileiros também serão oferecidas aos britânicos e os candidatos britânicos devem ter coproponentes no Brasil. As bolsas de pós-doutorado para brasileiros e britânicos acomodarão pesquisadores jovens (que tiverem terminado o doutorado entre 2 e 7 anos atrás) e pesquisadores sêniors, (mais de 7 anos desde a conclusão do doutorado). Detalhes sobre a elegibilidade estão no edital que pode ser acessado clicando aqui.

Dúvidas sobre a chamada pública podem ser esclarecidas pelos emails: aci@fapemig.br, duvidasfundonewton-faperj2014@faperj.br (pesquisadores do estado do Rio de Janeiro) e chamada_ukacademies@fapesp.br (pesquisadores do estado de São Paulo).

As inscrições podem ser feitas por meio do site http://confap.org.br, na página reservada ao Fundo Newton. Após o preenchimento do formulário de inscrição, o pesquisador candidato deve enviá-lo para o e-mail fundonewton@confap.org.br, exceto se for dos estados Rio de Janeiro e São Paulo, para os quais devem ser usados, respectivamente, os e-mails fundonewton-faperj2014@faperj.br (FAPERJ) echamada_ukacademies@fapesp.br (FAPESP).

Fonte: Assessoria do CONFAP

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support