Projeto liderado pela ACATE e FAPESC capacita 101 alunos

A Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE), com o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC) e capacitação do Instituto  Federal de Santa Catarina (IF-SC), entregou no último dia 18 de agosto certificados de conclusão do curso para 53 alunos em três níveis – básico, intermediário e avançado – sendo que no início do ano já haviam sido entregues 48 certificados nos mesmos níveis do programa de capacitação em eletrônica.

Na oportunidade, além da entrega dos certificados aos alunos, foram apresentados os resultados gerais do programa desenvolvido pela ACATE. Coube ao coordenador do projeto e diretor da Vertical Telecom da Associação, Norberto Dias, apresentar os avanços que o programa proporcionou na formação e no atendimento às necessidades das empresas de tecnologia, especialmente de hardware. “Atingimos nossos objetivos em quantidade e qualidade, dentro do orçamento proposto. A iniciativa demonstra cada vez mais a importância do setor produtivo, as empresas, de se aproximarem da universidade a fim de atender as demandas de qualificação profissional do mercado”, explica Dias.

Estiveram presentes na solenidade a Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, professora Maria Clara Kaschny Schneider, o presidente da FAPESC, Sérgio Luiz Gargioni, e o ex-presidente da Fundação, Antônio Diomário de Queiroz, o presidente da ACATE, Rui Luiz Gonçalves, representantes da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico Sustentável, além de professores e monitores do IF-SC.

Dois alunos certificados – Fabiana Greiner e Leonardo Machado Aguiar – deram um depoimento sobre a importância deste curso nas suas trajetórias profissionais e falaram aos presentes que, por conta da qualificação oferecida por ACATE, FAPESC e IF-SC, puderam crescer profissionalmente.

Sobre a capacitação
Na edição 2011, 88 estudantes iniciaram as aulas nos três níveis (básico, intermediário e avançado) — 53 deles receberam o certificado de conclusão do curso. No nível básico, foram oferecidas aulas sobre Componentes Eletrônicos e Noções de Segurança no Trabalho. No nível intermediário, o foco esteve na  Instrumentação Eletrônica, Montagem e Testes de Placas de Circuito. Já no  nível avançado, os alunos estudaram Projeto e Confecção de PCI, Compatibilidade Eletromagnética e Desenvolvimento de Protótipos.

Atendendo a um dos objetivos iniciais do projeto – que é a geração de empregabilidade – os currículos dos alunos ficarão cadastrados num banco de  empregos e serão apoiados por consultorias especializadas em recrutamento.

O projeto do curso de eletrônica começou em 2010 e desde então concedeu 97 bolsas de estudo para 48 alunos nas duas edições, ao todo, as duas edições, o projeto capacitou 101 profissionais para o setor de manufatura de produtos de informática e telecom em Santa Catarina – entre eles, 25 colaboradores de empresas associadas à ACATE.

alt

Fonte: ACATE

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support