Material produzido pela SocialBase apresenta conceitos, ferramentas disponíveis e passo-a-passo para implantação de rede social corporativa
Empresas brasileiras sabem que uma comunicação interna eficiente gera motivação e melhora o clima organizacional, por isso buscam cada vez mais ferramentas para melhorar o diálogo interno. Porém, estabelecer uma cultura forte de comunicação leva tempo e tal ação deve ser realizada estrategicamente. O e-book Planejamento de comunicação interna, lançado pela SocialBase, tem como objetivo ser um guia completo para que os gestores possam melhorar os fluxos de comunicação dentro da organização.
O material está dividido em três etapas. Na introdução, o e-book apresenta os principais conceitos de comunicação interna, quais vantagens ela pode gerar para as organizações e quais são as principais ferramentas que podem dar suporte a ela – como as redes sociais corporativas. O segundo capítulo mostra como avaliar se a empresa está preparada para o uso de uma rede social interna (ou intranet social), incluindo um checklist de implantação. A última parte conta detalhes sobre o processo de adoção da ferramenta e quais desafios os gestores podem encontrar.
Redes sociais corporativas ganham espaço
Entre as ferramentas voltadas à comunicação interna que mais crescem no Brasil, destaca-se a rede social corporativa, que já conta com resultados comprovados: o sistema pode aumentar a produtividade dos colaboradores entre 20 e 25%, segundo um estudo do instituto de pesquisa McKinsey Global Institute (MGI), além de ajudar a planejar a comunicação interna.
Segundo o diretor executivo da SocialBase, Radamés Martini, com a ajuda de algumas práticas de gestão interna e de endomarketing, é possível melhorar consideravelmente os resultados trazidos pelas redes sociais corporativas. “Esperamos que, com esse material, os gestores possam orientar melhor o planejamento voltado à comunicação interna e que conheçam o potencial das redes sociais corporativas”, conclui.