Ele está sendo usado por dez turmas da FURB (Universidade Regional de Blumenau), nos cursos de Administração, Engenharia, Sistemas de Informação e Ciência da Computação. Outras cinco turmas pretendem testá-lo em futuras aulas de Empreendedorismo. O software foi desenvolvido no Departamento de Sistemas e Computação e no Programa de Pós-Graduação em Administração da FURB, a partir de uma iniciativa do Prof. Dr. Oscar Dalfovo. Ele orientou bolsistas de iniciação científica contemplados com recursos do CNPq, da FURB e do governo estadual, via FAPESC (Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina).
O estudante de Ciência da Computação, Airan Arinê Possamai, é o programador responsável pelo aplicativo online. Ele apresentou o software no Simpósio Sul Brasileiro de Aplicação de Tecnologias da Informação e Comunicação (SIMBATIC), chamando atenção de muitos participantes do evento promovido neste mês em Rio do Sul, na Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí. “Os próprios palestrantes gostaram do ambiente, tanto que pensamos em disponibilizá-lo logo, na UNIDAVI”, diz o Prof. Dr. Dalfovo. “Nós queremos melhorar o ambiente e liberá-lo para uso nas instituições de ensino superior de Santa Catarina, a princípio, e futuramente nas IES do país, se possível gratuitamente.”
Reduzindo riscos
O acesso à internet está revolucionando a aprendizagem, mas faltava uma ferramenta para auxiliar estudantes a montar planos de negócios (modelos de planejamento capazes de diminuir os riscos do projeto, reduzindo a mortalidade de empresas, além de embasar a tomada de decisões e a programação de ações futuras). O Ambiente Empreendedor preenche esta lacuna do mercado por viabilizar a participação de um volume maior de usuários do que aquele comportado pela maioria dos sistemas empresariais, e funcionar bem em navegadores diversos, como Apple Safári, Internet Explorer, Google Chrome e Mozilla Firefox. Vantagens adicionais incluem o auxílio na comunicação entre os “sócios” da empresa e entre o professor e o aluno.
Com o software, estudantes da FURB geraram 127 planos de negócios nos últimos dois anos, e com eles analisaram as possibilidades de êxito de empresas de base tecnológica. Com esta experiência e outras noções aprendidas nas aulas de Empreendedorismo, eles têm mais chances de se tornarem pequenos empresários após concluírem a graduação. “Entrevistamos 546 egressos da FURB e 24% daqueles que cursaram a disciplina se tornaram empreendedores, o dobro do percentual nacional estimado pela ANPROTEC, revela o Prof. Dr. Dalfovo, referindo-se à Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores. Esta conclusão integra a dissertação de mestrado defendida em junho, por Célio Luiz Valcanaia.
A FAPESC garantiu a continuidade dos trabalhos sobre o Ambiente Empreendedor aprovando outro projeto correlato por meio da Chamada Pública FAPESC 12/2009 – Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Regional do Estado de Santa Catarina. A verba servirá para comprar um servidor e ajudar a disseminar o software, considerado “um case de sucesso” pelo Prof. Dr. Dalfovo, o qual acumula dois doutorados feitos na Universidade Federal de Santa Catarina (em Ciência da Computação e em Engenharia e Gestão do Conhecimento).
Colegas da UFSC e da UNIDAVI já manifestaram interesse pelo aplicativo, bem como técnicos do Ministério da Educação e da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Eles conheceram a ferramenta em 2009, numa apresentação realizada por Fábio Rodrigues Schirmann. Este aluno divide com Thalysom Ricardo Feiler Hafemann e Airan a autoria de um artigo concluído neste ano, com os resultados de pesquisas conduzidas com bolsas da FAPESC, CAPES e do CNPq.
O Ambiente Empreendedor foi desenvolvido com foco na interação do usuário com a ferramenta, utilizando a técnica para desenvolvimento de software WEB, AJAX, para produção da interface. A linguagem de programação PHP foi utilizada para funcionalidades do sistema, e banco de dados MySQL para armazenamento do conteúdo. Para saber mais sobre o ambiente, acesse o site http://www.inf.furb.br/~dalfovo/Empreendedor/ ou entre em contato com o Prof. Dr. Oscar Dalfovo pelo e-mail odalfovo@gmail.com.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Fapesc